quarta-feira, 28 de novembro de 2007

UM PASSO PARA INCLUSÃO DIGITAL


por Simoni Lucena

A Internet surgiu como uma grande revolução para o mundo das comunicações. Facilidade e rapidez são as palavras de ordem para se ter acesso à informação. A nova mídia, além de facilitar a execução de tarefas diárias, também proporciona uma redução das distâncias geográficas e culturais, permitindo uma maior interação entre as pessoas do globo.
De acordo com o filósofo da informação Pierre Lèvy, “A Internet propõe um espaço de comunicação inclusivo, transparente e universal, que dá margem à renovação profunda das condições da vida pública no sentido de uma liberdade e de uma responsabilidade maior dos cidadãos.” Entretanto, a prática denuncia que nem todos possuem formas de estar em contato com os novos meios de divulgação de informação, como a Internet, o que acarreta em um novo fenômeno, a "exclusão digital".

Para minimizar os efeitos desse fenômeno, algumas ações já são desenvolvidas, seja pela sociedade civil, seja por órgãos governamentais. É o caso dos centros de inclusão digital que surgem em todo o país. Entidades se dedicam a poiar iniciativas como esta, como é o caso da FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro), que apoia o primeiro Centro de Inclusão Digital de Nova Friburgo. O centro, que completa dois meses de funcionamento, já conta com mais de 2 mil cadastros.

O programa é uma iniciativa do governo do Estado, através da secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect) e da Faetec e, neste caso, em parceria com a prefeitura de Nova Friburgo. Sua proposta é oferecer acesso gratuito à internet banda larga, para utilização de serviços diversos para a população de baixa renda. Estão disponíveis serviços como os do Detran: fazer o teste simulado para renovação de carteira de habilitação, agendar vistoria do carro, consultar carteira de habilitação, IPVA, multas, pedido de carteira de identidade, entre outros.

Para ter acesso aos serviços do centro é preciso se cadastrar, comparecendo ao local, com documento de identidade e comprovante de residência. Se for menor, é preciso autorização do responsável. O Centro de Inclusão Digital de Nova Friburgo funciona na Av. Alberto Braune, 223, Centro.

Saiba mais:
Mapa da exclusão digital:
http://www2.fgv.br/ibre/cps/mapa_exclusao/apresentacao/apresentacao.htm
Associação Brasileira de Educação à Distância
http://www2.abed.org.br/

LINKS:
Pierre Lèvy
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_Lévy
FAETEC : http://www.faetec.rj.gov.br/

Nenhum comentário: