quarta-feira, 28 de novembro de 2007

NOVA FRIBURGO EM CAMPANHA CONTRA A DENGUE


Por Simoni Lucena

Marlene Faria tem quarenta e cinco anos, trabalha com decoração de eventos e foi uma das vítimas de dengue neste ano na cidade de Nova Friburgo. Ela lembra bem como passou por momentos difíceis e até pensou que não sairia viva: “Pensei que fosse morrer, diante de tanto mal estar. Fiquei mais quinze dias prostrada numa cama e tinha muito medo de ter a dengue hemorrágica, que eu soube que é mais grave ainda”. Marlene faz parte de um dos 62 casos de dengue registrados em Nova Friburgo em 2007. Índice que assusta se comparado com as 13 ocorrências da doença no ano passado.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) mais de 50 milhões de pessoas se infectam anualmente em todo o mundo, o que ameaça mais de um terço da população mundial. Na América Latina, o Brasil é o país com maior incidência da doença: somente no primeiro semestre foram registrados 555 mil casos, dos quais 200 mil foram do tipo hemorrágico, provocando 84 mortes. Diante dessa estimativa, o Ministério da Saúde lança anualmente uma campanha nacional de erradicação do Aedes aegypti, para conscientizar a população. Neste sábado, dia 24, foi o Dia Nacional de Combate à Dengue e o estado do Rio de Janeiro também esteve engajado nesta campanha.

Em Nova Friburgo, o governo municipal promoveu ações de combate ao mosquito transmissor, como visitas ao cemitério para identificação de focos e larvas e recolhimento de utensílios que acumulam água. Os trabalhos de conscientização da população foi feito através da distribuição de folhetos explicativos e palestras que ocorreram na antiga Rodoviária Leopoldina, na Avenida Alberto Braune, no centro da cidade, onde agentes de saúde irão permanecer durante toda a semana panfletando.

Segundo o gerente operacional da Vigilância Ambiental de Nova Friburgo, Carlos Augusto Pimenta, o aumento de casos na cidade é natural, já que o número de casos cresceu em todo o país. Mas os números mostram que a situação do estado do Rio de janeiro é preocupante. Até meados de novembro foram notificados mais de 57 mil casos no estado, o que fez com o ministro da saúde José Gomes Temporão, viesse ao Rio neste último sábado para alertar sobre o risco de uma nova epidemia de dengue no estado no próximo verão.

Saiba mais sobre a dengue: http://www.mundosites.net/doencas/dengue.htm

Nenhum comentário: