domingo, 29 de novembro de 2009

TOMBAMENTO VISA PROTEGER CASARIO HISTORICO EM SANTA MARIA MADALENA

Por Raniery Costa

Santa Maria Madalena é uma cidade pequena, verde, aconchegante, e possui um clima que é considerado o 3º melhor do Brasil e o 6º do mundo de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Centro da Cidade - Foto: Raniery Costa

Com uma tranqüilidade sem igual, a cidade apresenta condições para esquecer as tensões que a vida urbana oferece e respirar fundo o ar puro das montanhas, além de ser um paraíso com vários atrativos naturais. Da parte alta da cidade é possivel apreciar a vista de todo o casario antigo e da imponente Igreja Matriz, construída em estilo gótico francês no ano de 1.880 e ao fundo, a Pedra Dubois considerada o cartão postal de Madalena.

Igreja Matriz - Foto: Rodrigo Torres

Segundo informações da diretora de turismo do município Elaine Leite, “ninguém passa por Madalena, se vai à Madalena”. O fato de não existir estradas que viabilizem o uso da cidade como passagem, impediu o desenvolvimento comercial, e fez com que a região estivesse parado no tempo por pelo menos uns 10 anos.


De certo modo, as construções centenárias foram conservadas, a flora e a fauna mantidas quase que intocadas , além dos atrativos naturalmente correspondentes aos que buscam visitantes e turistas dos principais centros urbanos, fizeram com que a cidade tenha um forte potencial para o turismo rural e de aventura.

No entanto, em 2009 assuntos relativos à preservação do casario antigo de Santa Maria Madalena tem sido discutida entre autoridades locais e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Casa do século XIX em bom estado de conservação - Foto: Raniery Costa

Embora a cidade não apresente uma certa relevância na arquitetura de um modo geral, alguns conjuntos encontrados pelo centro são bem interessantes. A maior parte do casario da cidade representa a arquitetura tradicional brasileira, com traços da época colonial, marcados pela procedência de telhados de quatro águas, portas e janelas pequenas com molduras retas.


Em 2004 o imóvel da 156ª delegacia de polícia, que possui características históricas quase foi demolido. Na época o governo do estado estava implantando as Delegacias Legais, e tinha como meta erguer prédios modernos no lugar dos antigos, mas a comissão de patrimônio do município não permitiu a demolição e o prédio continua de pé.

Prédio da 156 DP - Foto: Raniery Costa

O prefeito de Santa Maria Madalena, Arthur Lima Garcia, é favorável ao tombamento, mas tem algumas ressalvas. “Sou favorável, desde que o Governo Federal destine recursos para as despesas de conservação dos bens. Em Madalena temos casario e fazendas antigas que precisam ser preservados. Mas se a Prefeitura tiver que arcar com os gastos de recuperação desses imóveis não vai dar certo, pois nossa arrecadação é muito pequena.


Já o secretário de turismo Rodrigo Torres ressalta que é importante ouvir a população e esclarecer as dúvidas sobre o assunto. “Se os proprietários não entenderem, corre-se o risco, como mostra a história de enfrentarmos demolições ou até mesmo “incêndios acidentais para evitar o tombamento.

Nenhum comentário: