O JORNALISTA FALOU DA VIDA PROFISSIONAL E O SUCESSO DO JOÃO BURACÃO.
A segunda palestra da segunda-feira foi com o jornalista Fernando Torres, que iniciou o curso de jornalismo com a primeira turma da Estácio Friburgo em 2001.
Segundo Fernando, ele tinha tudo para dar errado, pois morava em Santa Rita da Floresta, distrito de Cantagalo – RJ e o asfalto ficava a mais de 4 km de distância da casa dele. Mais o sonho de ser repórter de campo da Rádio Globo serviu como incentivo e resolveu fazer jornalismo logo assim que soube da abertura da faculdade em Nova Friburgo.
Fernando falou logo da importância de se especializar em todas as áreas pois as oportunidades são poucas e ressaltou que “o universitário não pode cometer dois erros que é achar que a carreira só começa com o diploma e não deixar de fazer bons trabalhos”. Para ele a faculdade começa no primeiro dia de aula.
Em seguida o jornalista fez um breve histórico da trajetória profissional e a passagem pelos laboratórios da Universidade, pela TV Serra+Mar, Groove Propaganda, Sucesso FM, TV Zoom, Jornal Extra, entre outros.
Com apenas 1 mês de jornal foi chamado pelo Editor de Cidade e Polícia do jornal EXTRA Fábio Gusmão para montar o projeto EXTRA 3G.
FOTO: DIVULGAÇÃO
Saiba mais sobre o EXTRA 3G.
O SURGIMENTO DO JOÃO BURACÃO
A história sobre como foi descoberto o boneco João Buracão, o mascote do jornal EXTRA não poderia faltar na palestra de Fernando Torres.
Segundo o jornalista, durante uma cobertura policial, ao passar pelas ruas de Marechal Hermes, encontrou um boneco sentado em frente a buraco no meio da rua. Com o pensamento de que aquela imagem daria uma boa reportagem, procurou saber quem seria o autor daquela manifestação, até que chegou até o Irandir.
Irandir é um borracheiro e o estabelecimento dele ficava em frente ao buraco, e muitos motoristas o acusavam de ter feito o buraco para furar o pneu dos carros. Foi aí que surgiu a idéia de criar um boneco como forma de manifestação.
A matéria sobre o João Buracão foi um sucesso, e logo após a publicação da matéria, a prefeitura fez um canteiro de obras para tapar o buraco que segundo moradores do local já tinha mais de dez anos.
Veja o vídeo de Fernando Torres, Irandir e o João Buracão no programa Mais Você.
Foi daí que muitas pessoas passaram a pedir a presença do boneco nas ruas onde moravam, reclamando sobre buracos que não eram tapados. Segundo Fernando o sistema de atendimento aos leitores teve mais de 15.000 ligações em um curto espaço de tempo.
Desde que o João Buracão começou a atuar, cerca de 160.000 buracos já foram tapados, e além de tudo o boneco vem causando um tremenda repercusão entre os Prefeitos da região metropolitana do Rio de Janeiro.
Conheça o blog do João Buracão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário