quarta-feira, 26 de novembro de 2008

DIA MUNDIAL DO DIABETES

Por Anna Carolyna Asthine Neves

No dia 14 de novembro foi comemorado o Dia Mundial do Diabetes, doença que está se tornando a mais comum do século. O tema da campanha esse ano é lutar para que nenhuma criança fique sem tratamento ou morra por causa do diabetes.

Segundo IDF (International Diabetes Federation), cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo são portadores do diabetes. A pesquisa também aponta que até 2025 o número deve aumentar para 380 milhões.

Se não for descoberta na infância a doença pode levar a morte rapidamente. É importante que os pais tomem consciência das prevenções para evitar males e complicações posteriormente.

Em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, concentra-se o Instituto da Criança com Diabetes. Lá, elas têm o tratamento adequado e recebem a atenção devida. No dia 14 de novembro, o Instituto participa das comemorações iluminando sua sede com luz azul.

A luz azul esteve presente em vários lugares do mundo e, no Brasil, além de muitos outros locais, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro e a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, receberam as luzes. Essa data foi escolhida por ser o dia do aniversário de Frederick Banting. Ele e Charles Best foram os responsáveis pela descoberta da insulina.

Nenhum comentário: