Punhobol conquista brasileiros
A modalidade é praticada em várias regiões do país
O punhobol chegou ao Brasil pelas mãos dos imigrantes alemães no início do século XX. Atualmente tem cerca de 5.000 praticantes, espalhados pelos estados em que houve grande influência da colonização alemã, como Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Nova Friburgo no Rio de Janeiro, única cidade do estado a ter equipes que jogam punhobol.
A equipe da Sociedade Esportiva Friburguense (SEF), é dividida nas seguintes categorias, um infanto juvenil, juvenil e junior, ao todo são 70 atletas dessa modalidade parecida com o vôlei. As equipes compõem a Liga Friburguense de Punhobol (LFP), e disputam um torneio entre si, o campeão representa o estado na Taça Brasil, competição nacional da modalidade.
Para o treinador da equipe da SEF Diego Sá, apesar de ser desconhecido o esporte é muito interessante e tem crescido entre os friburguenses.
_ É muito bom jogar punhobol, bastante divertido, reunimos os amigos e treinamos forte para representar bem a SEF, Friburgo e o nosso estado. Ressalta o técnico que já levou o time a nona colocação do nacional.
A atual campeã mundial de punhobol é a seleção brasileira que em 2003 chegou ao Bicampeonato.
Friburgo pioneira no punhobol
Equipe representa o estado em competições nacionais e internacionais
O punhobol começou a ser praticado
Os anos 80, foram o da profissionalização da modalidade devido aos intercâmbios realizados com outras regiões onde existia o punhobol, surgiram a Taça Brasil e as competições sul americanas.
O time da SEF representa à cidade e o estado do Rio em competições nacionais e internacionais. Em tempos de jogos pan-americanos espera-se que na próxima edição, que Friburgo quem sabe possa fazer parte da primeira equipe brasileira de punhobol nos jogos do pan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário