Em Nova Friburgo, só este ano três pessoas morreram vítimas da doença e a todo momento surgem novas suspeitas
O mosquito da dengue venceu as baixas temperaturas e já é capaz de sobreviver em climas frios como o da região serrana. E este fato é mais uma das consequências do tão falado aquecimento global.
- “A mudança do clima com o aquecimento global e também o intenso combate ao Aedes Aegypti no Grande Rio já permite que o mosquito se adapte mais facilmente a climas mais frios. É preciso redobrar os cuidados.”, comenta Carlos Augusto da Silva Pimenta, gerente operacional do Ministério da Saúde em Nova Friburgo.
De acordo com dados da Divisão de Vigilância e Saúde Ambiental da Fundação Municipal de Saúde (FMS), três casos fatais de dengue foram confirmados na cidade só este ano. Em 2006, durante todo o ano apenas 14 casos ocorreram no município.
Um dos fatores agravantes para as vítimas é o descarte imediato de possibilidade de dengue pelos médicos da região, já que acreditava-se que o mosquito só se desenvolvesse em locais de climas quentes, pois os casos registrados até então no município estavam isolados ou descendiam de contato das vítimas a outros municípios.
Os casos confirmados ocorreram nos bairros do prado, Nova Suíça e chácara do paraíso. Contudo, existem muitas pessoas com os sintomas da dengue no distrito de Conselheiro Paulino, onde a Fundação Municipal de Saúde recolheu 22 amostras de sangue de moradores da Rua João José Cerqueira para análise. O resultado dos exames deve ficar pronto apenas na próxima semana.
A prefeitura da cidade de Nova Friburgo juntamente com agentes de saúde está fazendo freqüentes visitas as residências dos moradores para orientá-los sobre os sintomas e os métodos de prevenção da doença.
POR DIANA RUTLEDGE
Nenhum comentário:
Postar um comentário