segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Entrevista com Daniela Garcia, secretária de meio ambiente de Santa Maria Madalena

Por Bruno Mourão

Como é esse desafio de ser secretária de meio ambiente no município?
Secretária- Não vejo desafio, mas sim como mais uma missão em minha vida. Desde 1988 venho trabalhando direto com causas e feitos para o meio ambiente. Prestei 20 anos de serviços ao batalhão da polícia florestal e de meio ambiente no combate e repressão aos crimes ambientais. Em 2006 conclui o curso técnico em meio ambiente.

Qual é a maior dificuldade da sua secretaria atualmente?
Secretária- Estamos atuando em um prédio situado dentro do Horto Florestal Santos Lima, porém as instalações físicas são muitos precárias, mas há possibilidade ainda este ano de construirmos uma sede nova para a secretaria municipal de meio ambiente. O prefeito Arthur Garcia já está estudando esta possibilidade. No entanto a dificuldade maior é a ausência de viatura para execução da nossa operacionalidade.

Fale um pouco, do projeto Guarda mirim Ambiental, que a prefeitura esta criando através da secretaria de meio ambiente.
Secretária - Possuímos vários, um deles é a criação do guarda mirim ambiental, este projeto visa a formação anual de uma turma de guarda mirins através de curso preparatório ministrado pela SMMA com intuito de desenvolver a formação de caráter, a integração social e a consciência ambiental. O projeto busca participação de jovens e adolescentes de ambos os sexos, de 14 a 17 anos, devendo estar matriculado em estabelecimento de ensino, moradores de Madalena, e com freqüência escolar boa.
Serão abertas 40 vagas anuais, sendo 20 para meninas e 20 para meninos, a seleção dos candidatos ficará a cargo da secretaria de educação. A duração do curso será de 60 dias corridos, onde eles terão aulas teóricas e praticas. Os alunos terão aulas de Turismo ecológico, Educação Ambiental, prevenção e combate aos incêndios florestais, disciplina e dinâmica de grupo, conscientização sobre drogas, primeiros socorros, segurança do trabalho, dentre outros.
Após o curso os alunos realizarão estágio juntos aos setores da Prefeitura, o estágio terá duração de 10 meses, sendo 3horas por dia em 3 vezes na semana.Este projeto esta aguardando apenas a aprovação da lei que institui pela Câmara de Vereadores e após aprovado, terá então o início.

Quais são os próximos projetos da secretaria, ainda para este ano?
Secretária- A SMMA esta elaborando inúmeros projetos, entre eles a melhoria na rede de capitação de esgoto dos bairros do Largo do Machado e do Arranchadouro, realização do II passeio ecológico,reativação do conselho municipal de meio ambiente, criação do fundo municipal de meio ambiente, estamos também com um projeto de conscientização e execução de uma coleta seletiva de resíduos sólidos domésticos, a princípio separando em dois tipos “secos e molhados”, confecção de bolsas ecológicas.

Agradecimentos finais: A frente da SMMA, como secretária, agradeço o companheiro e amigo Arthur Lima, prefeito da cidade, por ter confiado em mim, e não medirei esforços para a perfeita execução de um trabalho voltado para o desenvolvimento sustentável e de responsabilidade sócio ambiental.

Cidade para morar

Cidade do interior reconhecida pela beleza de suas terras e pela exploração do leite. Macuco é pioneiro na produção de frutos e, até os dias de hoje, sobrevive da agropecuária.

A cidade é pequena, porém aconchegante, pois possibilita o contato próximo com toda a população que é de aproximadamente sete mil habitantes.












Coreto construído em 1890 Fazenda Ribeirão Dourado


Macuco guarda uma grande herança que foi criada a partir da cultura indígena e escravocrata. A cidade possui mais de 100 fazendas, e algumas permanecem intactas desde o tempo da escravidão.


Quem visita as fazendas têm a possibilidade de ver como é realizado a produção de cachaça artesanal, café, queijo, doces caseiros e comida no fogão a lenha. Para quem gosta se aventurar pode realizar passeios em meio às matas nativas da região.


Algumas fazendas são habitadas até os dias de hoje por descendentes de escravos. Maria Zelaide Pereira, 74 anos moradora da Fazenda Ribeirão Dourado, conta que seus bisavós vieram da África, e moraram em Minas Gerais e Macuco.

_Meus bisavós contavam que a vida era sacrificada, eles sofriam muito, não tinham o que comer e nem para onde ir. Seus donos vieram de Minas para Macuco, investir na produção de leite.


A moradora de Macuco, Alice Moraes, 45 anos, conta que a cidade sem o coreto não é a mesma. _Ali a gente podia se reunir em volta da praça, sentar nos banquinhos e até namorar. Gosto de poder vir à rua e poder lembrar esse tempo.

A cidade é uma boa pedida para quem deseja estar entre o clima quente e frio das montanhas, entre cachoeiras e rios, que possibilitam uma grande interação do visitante com a natureza.

Uma cidade para morar

Cidade do interior reconhecida pela beleza de suas terras e pela exploração do leite. Macuco é pioneiro na produção de seus frutos e até os dias de hoje sobrevive da agropecuária.

A cidade é pequena, porém aconchegante, pois possibilita o contato próximo com toda a população que é de aproximadamente sete mil habitantes.






Coreto construído em 1890 Fazenda Ribeirão Dourado

Macuco guarda uma grande herança que foi criada a partir da cultura indígena e escravocrata. A cidade possui mais de 100 fazendas, e algumas permanecem intactas desde o tempo da escravidão.

Quem visita as fazendas têm a possibilidade de ver como é realizado a produção de cachaça artesanal, café, queijo, doces caseiros e comida no fogão a lenha. Para quem gosta se aventura pode realizar passeios em meio às matas nativas da região.

Algumas fazendas são habitadas até os dias de hoje por descendentes de escravos. Maria Zelaide Pereira, 74 anos moradora da Fazenda acima, conta que seus bisavós vieram da África, e moraram em Minas Gerais e Macuco.
_Meus bisavós contavam que a vida era sacrificada, eles sofriam muito, não tinham o que comer e nem para onde ir. Seus donos vieram de Minas para Macuco, investir na produção de leite.
A moradora de Macuco, Alice Moraes, 45 anos, nos conta que a cidade sem o coreto não é a mesma. _Ali a gente podia se reunir em volta da praça, sentar nos banquinhos e até namorar. Gosto de poder vir à rua e poder lembrar esse tempo.
A cidade é uma boa pedida para quem deseja estar entre o clima quente e frio das montanhas, entre cachoeiras e rios, que possibilitam uma grande interação do visitante com a natureza.

Usina Hidrelétrica entre Macuco e Trajano de Moraes vai compor o Sistema Energético Nacional

A Desenvix, empresa responsável pela construção da PCH Sossego (Pequena Central Hidrelétrica) http://www.energiahoje.com/ que vai ser localizada entre os municípios de Macuco e Trajano de Moraes, realizou na primeira quinzena do segundo semestre de 2009, no auditório Francisco Oswaldo Neves Dornelles em Macuco, audiência pública para apresentação e discussão do relatório de Impacto Ambiental da PCH.

A mesa foi composta pela representante do Ministério Público do Estado, a advogada Renata Aline Castro; o secretário municipal de administração de Macuco, Wildimar de Souza Faria; o vice-prefeito de Macuco, Felix Lengruber (foto representando o prefeito Rogério Bianchini); o prefeito de Trajano de Moraes, Carlos Gomes; representando a Desenvix - o engenheiro ambiental, Felipe Koefender; a analista ambiental do INEA (Instituto Nacional de Estudo Ambiental) Silvia Maria e o presidente do CECA (Comissão Estadual de Cuidados Ambientais), Antonio Carlos Gusmão.

O presidente do CECA foi quem presidiu a solenidade. "É uma reunião para esclarecimentos de dúvidas. Como vai ser o empreendimento? O que vai trazer de bom ou ruim para os municípios envolvidos?", disse Gusmão.

A primeira apresentação foi realizada pelo representante da Desenvix, o engenheiro sanitarista e ambiental Filipe Koefender." A Desenvix quer ser proprietária, construir e operar a hidrelétrica.Somos uma empresa com 2.500 funcionários em todo o Brasil. A empresa é dona de empreendimentos hidrelétricos e já possui algumas usinas em operação, entre elas a Santa Rosa (Rio Grande), localizada entre os municípios de Cordeiro e Bom Jardim", explicou Koefender.

A PCH Sossego, em fase de desenvolvimento, possui uma capacidade de 17 mW. Ela vai ser construída sob o Rio Grande e está localizada entre os municípios de Trajano de Moraes www.trajanodemoraes.rj.gov.br e Macuco www.prefeituramacuco.rj.gov.br . Na margem esquerda - Macuco ocupando 65 hectares e direita Trajano de Moraes ocupando 98 hectares, gerando uma potência de 17 MW, com capacidade para abastecer uma cidade de 40 a 50 mil habitantes. A energia gerada vai compor o Sistema Energético Nacional.

"A Desenvix vai gastar 85 milhões de reais, gerando inicialmente 300 empregos diretos e 500 indiretos. Temos uma previsão de iniciar a construção no início de 2010. Claro que, após a licença de autorização do INEA, órgão que vai aprovar pelo ponto de vista ambiental", explicou Koefender.

A representante do Estudo de Impacto Ambiental, Mayra Santos, realizou uma apresentação sobre as áreas de Estudo e infraestrutura ambiental." Na localidade temos um área de reservatório de 167 hectares e vai ser circundado por uma área de preservação com no mínimo 30 metros", disse Mayra.

Segundo informações do representante da Desenvix, as propriedades atingidas pelos empreendimentos serão indenizadas pelo valor de Mercado, ou desapropriadas.

Campanha de vacinação anti-rábica. Essa doença mata!

Por Edilene Medeiros




Neste sábado, dia 3 de outubro, é dia vacinação anti-rábica nos postos de saúde da cidade de Teresópolis. O horário de vacinação foi de 8 da manhã às 4 horas da tarde. A vacina é destinada a cães e gatos, de acordo com o centro de zoonoses da cidade cerca de 2 mil animais foram vacinados.

A raiva é uma doença que não tem cura e passa para o ser humano pela lambida, arranhão ou mordida de mamíferos como: cães, gatos e morcegos. É transmitida pelo vírus Rhabdovirus e está presente na saliva de animais infectados.

O período de incubação da doença no animal é de 10 dias a 3 meses, no homem é sempre maior que 3 semanas e pode chegar até mesmo a 2 anos. Os sintomas iniciais são: náusea, vômito e mau humor. Leia o que o Portal Da Saúde fala sobre a Raiva.

Em um dos postos de saúde da cidade que fica no bairro Barra do Imbuí, foram vacinados em torno de 300 animais. De acordo com as estagiárias de veterinária ,cerca de 90% eram cães e 10% gatos.

A estudante de psicologia da Universidade Estácio de Sá, Natalia Ribeiro, não conseguiu vacinar o seu gato no dia da Campanha: “ É impossível levar o meu gato para vacinar, ele arranha, não para quieto um minuto. Infelizmente nunca pude vaciná-lo”.

De acordo com funcionário do Centro de Zoonoses da cidade, David Oliveira Pacheco, quem não tiver como levar o animal pode vaciná-lo em casa: “ É só levar até o Posto de Saúde uma caixa de isopor com gelo para levar a vacina pra casa e aplicar no animal.Quem não souber aplicar a gente ensina aqui, é muito simples, qualquer um pode fazer”.

Kelly Ramos e o cão Sebastian



Com as vacinas do seu cão em dia, a estudante Kelly Ramos, diz que não sabe para que serve e qual a eficácia da vacina contra raiva: “ O Sebastian tem 10 meses e sempre esteve com as vacinas em dia, sei que muitas evitam doenças e infecções, até hoje não sei pra que serve a anti-rábica e também nunca soube de um cachorro contaminado”.




A estudante, Jéssica França, dona do cão Lion Também não sabe os males que causam a raiva: “ Sempre vacinei meu cachorro, mas na verdade não sei quais os problemas a raiva pode causar a mim e ao Lion”.

A aluna de veterinária, Tatiana Vianna, diz que os casos são poucos na cidade e por isso as pessoas desconhecem a doença: “ A gente tenta explicar quando alguém pergunta algo sobre a raiva, mas os casos são tão poucos, na faculdade mesmo nunca vi um caso”.

Nos países desenvolvidos a raiva é praticamente zero, mas no Brasil a doença ainda persiste e os principais transmissores são os morcegos . Como aconteceu com o menino Marciano Menezes, que foi mordido por um morcego enquanto dormia, no final do ano passado. Hoje, Marciano de 16 anos, é o segundo no mundo a sobreviver à doença. Conheça a história de Marciano

Quem não conseguiu vacinar o seu animal no sábado, pode procurar o centro de zoonoses que fica no bairro Tijuca( Rua Júlio Rosa, 366) com o horário de atendimento das 8 da manhã às 5 da tarde. Quem não puder levar o animal, é só levar gelo dentro de uma caixa de isopor para manter a vacina íntegra até chegar em casa. O modo de vacinar é fácil e o agente de saúde pode explicar.

E você, conhecia algo sobre a Raiva? Comente esta matéria!!!!

O segundo sobrevivente à doença da Raiva no mundo

Por Edilene Medeiros

Um ano após entrar no hospital com a doença diagnosticada como Raiva, por causa de uma mordidade de morcego,Marciano recebe alta, no dia 18 de setembro, e vai para casa reencontrar os irmãos e a vida.

O adolescente de 16 anos, teve como casa o Hospital Universitário Souza Cruz, no Recife. Passou quatro meses na UTI e um em coma induzido. Os médicos do hospital usaram um medicamento feito nos Estados Unidos e que também salvou um adolescente.

Marciano teve algumas seqüelas por causa da doença, mas em casa terá o auxilio de um fisioterapeuta e continuará tomando os remédios que usou durante o tratamento.

Veja o vídeo do dia em que Marciano recebeu alta do hospital.



domingo, 4 de outubro de 2009

Fique por dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Teresópolis e conheça outros pontos principais.

Por Jaqueline Vilela reis

Dedo de Deus e Pedra do Sino são os principais pontos da região. E você sabe Quais sao os nomes de outras montanhas da Serra dos Órgãos? Pode parecer estranho mas poucos teresopolitanos sabem responder essa pergunta apesar de morarem em uma terra abençoada por tanta beleza natural e olhando para essa cadeia todos os dias.

Vou alistar as principais montanhas da serra, vistas de um local de fácil acesso, o mirante do Vale do Paraíso. Da parte mais alta daquele bairro, avista-se desde o Santo Antônio Mirim até a Pedra do Papudo, sem citar outros cumes que estão na área urbana de Teresópolis e vizinhos ao PARNASO. Dessas, a mais alta tem 2.245 metros de altitude e pode ser acessada através de caminhada semipesada

morro de Santo Antonio nos anos 30, essa montanha também era conhecida Pico da Bandeira. Nela ficam duas trilhas curtas, acessadas pela parte baixo do Parque Nacional. De um lado a Mozart Catão, que leva até o mirante Alexandre Oliveira e de onde se avista boa parte da cidade, e do outro a Cartão Postal – onde o mirante deixa o caminhante de frente, literalmente, para o Dedo de Deus. Na parte rochosa do Santo Antonio Mirim há diversas vias de escalada, a maioria em setor conhecido como “Fritz”. A altitude é de 1.319 metros.

Cabeça de Peixe a trilha do Peixe tem início próximo a “santinha”, na Rio-Teresópolis, e é bastante íngreme em toda sua extensão. O cume tem 1.680 metros de altitude. Outra importante montanha é o Capucho do Frade, primeira das três que compõem o “frade” da Serra dos Órgãos, não é perfeitamente vista do vale. Somente seu cume é percebido. O acesso é feito através da Travessia da Neblina, antes do paredão “Roy-roy”. Caminhada semi-pesada e um lance de cabo de aço.

Outra montanha cuja conquista tem ligação direta com Teresópolis é conhecida como Nariz e Verruga do Frade. Entre os desbravadores, que chegaram aos 1.920 metros de altitude em 24 de julho de 1933, está Miguel Inácio Jorge. Ele ficou conhecido por ser o responsável pela manutenção do relógio da igreja de Santa Tereza, função que cumpriu até os 90 anos de idade.

E por ultimo a Agulha Bonatti. É o menor cume da Serra dos Órgãos e dificilmente pode ser visto por quem nunca esteve lá e sabe do que realmente se trata. Fica abaixo do Papudo, escondida em meio a floresta de Mata Atlântica. É uma “agulhinha” mesmo, cujo cume só cabem três pessoas sentadas como estivessem em um cavalo.

Alem desses pontos há outros picos de grande importância para o Parque Nacional. Quem quiser ingressar nas trilhas de montanhas cujo acesso é feito pela Rio-Teresópolis, não é necessário pagar ingresso. Porém, é preciso passar na portaria do Parque e preencher termo de responsabilidade. Para as outras, o ingresso custa R$ 12 por dia. Desde 16 de março, só tem desconto de 50% nesse valor os associados de clubes filiados à Femerj, como o CET. No caso de montanhas onde é necessário escalar, não o faça sem a utilização do material correto e conhecimento técnico. Mesmo nas caminhadas, busque mais informações para evitar surpresas desagradáveis e acidentes.

Fonte: Alta Montanha (site)

Entrevista - Roberto Pinheiro

Vencedor do Prêmio Estácio de Comunicação Então Mostra na categoria Programa de TV
Matéria para link interno - Av1
Por Marcelo Drummond

Roberto Pinheiro de Sá, 25 anos, cursa o 8° período de jornalismo em Nova Friburgo. O estudante também atua como cantor, percussionista, guitarrista e gaitista da banda O Bira Já. Em entrevista para o repórter Marcelo Drummond, do Blog Redação Jornalística IV, um dos vencedores nos conta um pouco mais sobre a experiência de ganhar o primeiro lugar na categoria Programa de TV.

Marcelo Drummond - Como foi a sua inscrição para o Prêmio Estácio de Comunicação Então Mostra?

Roberto PinheiroEu sempre fiz trabalhos para televisão. Qualquer assunto que aparecesse para fazer uma matéria eu fazia. Eu apresentei algumas vezes o programa Hiperlink, produzido pelos alunos da Estácio, que passava na Tv Zoom. Então, eu decidi fazer uma matéria sobre os ratos de laboratório usados para o estudo do pessoal de psicologia. Mas essa reportagem nunca foi veiculada. Eu não sabia que ia participar.

Marcelo Drummond – E como você ficou sabendo da participação?

Roberto Pinheiro - O Paschoal Stutz, (da Rádio Estação) que narrou e produziu a matéria, me inscreveu sem eu saber. Cinco dias antes da premiação, quando eu cheguei na sala de aula, todo mundo veio me parabenizar porque eu era finalista. Eu não sabia nem de que.

Marcelo Drummond– Qual foi o seu sentimento em relação à premiação?

Roberto PinheiroEu só participei de duas coisas na minha vida: esse prêmio e um campeonato estadual de Kung Fu, que fiquei em 3° lugar quando era adolescente. Com o Prêmio Então Mostra eu ganhei uma bolsa parcial para fazer pós-graduação na Estácio. Foi um incentivo.

Marcelo Drummond – E agora, você pretende trabalhar com televisão ou música?

Roberto PinheiroEstou pensando mais na parte da internet, principalmente da web TV. A minha monografia fala sobre isso.

Marcelo Drummond – Que outros benefícios o Prêmio Então Mostra lhe trouxe?

Roberto PinheiroAlém da bolsa para a pós, com certeza vou ter um destaque maior no mercado de trabalho. O Prêmio é excelente pro currículo.


Vídeo campeão do Prêmio Então Mostra

Prêmio Então Mostra: Alunos de Comunicação da Estácio de Nova Friburgo em 1° lugar


Matéria referente a Av1
Por Marcelo Drummond

No dia 16 de junho,quatro alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade do campus Nova Friburgo levaram o 1° lugar em diferentes categorias do Prêmio Estácio de Comunicação Então Mostra. A solenidade de entrega aconteceu no Rio de Janeiro, mais precisamente no Campus Tom Jobim, situado na Barra da Tijuca. Nova Friburgo teve a maior premiação geral, empatando apenas com Madureira. O campus Rebouças faturou o segundo lugar com três vencedores. Os campi Tom Jobim e Petrópolis ficaram na terceira colocação com um prêmio cada.

O Então Mostra foi realizado pela Universidade Estácio de Sá com a intenção de estimular a produção dos alunos do curso de Comunicação Social. Os vencedores foram contemplados com bolsas de estudo para pós-graduação. O concurso teve 255 trabalhos inscritos e 74 finalistas.

Para o coordenador do curso de Jornalismo da Estácio de Nova Friburgo, Jorge Maroun, o resultado foi gratificante. “Somos um campus pequeno em número de alunos e estamos no interior, no qual o acesso a livros e empresas de mídia de ponta são mais restritos. Por isso, cada conquista é uma grande vitória.” Segundo o coordenador, o tamanho reduzido do campus tem suas vantagens. “Por outro lado, sermos pequenos nos ajuda a acompanhar os alunos mais de perto, entender suas dificuldades e trabalharmos em equipe.”

O aluno e finalista Raniery Bardasson da Costa, do 8° período de jornalismo, fez uma matéria sobre o enterro da atriz Dercy Gonçalves, em Santa Maria Madalena, publicada na página da internet Friweb Estácio Notícias. O estudante participou na categoria Reportagem Digital. Mesmo sem ganhar o primeiro lugar, Raniery Costa afirma ter sido valiosa a experiência. “Isso incentiva a gente a participar de outras atividades, outros concursos e acaba melhorando a qualidade dos alunos”.

Outro finalista, o repórter do site Friweb Estácio Notícias, Rafael Seabra, de 23 anos, produziu uma matéria sobre cursos de capacitação do Senac. Essa reportagem foi publicada no jornal local Século XXI. O estudante concorreu na categoria Jornalismo Informativo. “Levei cerca de uma semana para produzir e digitar tudo”, afirma Rafael Seabra. O repórter e estagiário da Estácio ainda não terminou o curso e já dono de um portfólio com 1000 matérias. Para o finalista o mais importante é o incentivo para os alunos trabalharem nos laboratórios e não chegarem ao mercado sem nada para mostrar.

Vencedores do Campus Nova Friburgo




Foto publicitária:Luanda Caetano Abicalil



Programa de Tv:Roberto Pinheiro de Sá



Reportagem Digital:Mariana Guimarães Pinheiro



Ilustração:Vinicius Adame Rodrigues

Fonte das imagens: Site Friweb Estácio Notícias
Todas as fotos são da autoria de Raniery Costa


Leia aqui a entrevista com o vencedor da categoria Programa de TV, Roberto Pinheiro de Sá.

"Celeiro de misses": Teresópolis faz bonito na seleção de candidatas

Meninas de Teresópolis que tinham o antigo sonho de ser Miss puderam participar do Miss Teresópolis 2010. Com muita dedicação e esforço, trinta meninas da cidade participaram do evento, no último dia 19, e mostraram que a cidade tem belezas naturais que podem, mais uma vez, representar o estado no Miss Brasil. Raphaela Góes, representante da cidade para o próximo concurso estadual, em 2010, é a favorita.
A popularidade da cidade no quesito "celeiro de misses" rendeu matérias para a Band, SBT e até no site G1. Enquanto o Miss Rio de Janeiro não acontece, confira abaixo algumas imagens do Miss Teresópolis 2010.


Abertura do evento: tema naval foi escolhido e as 30 candidatas se apresentaram com uma bela coreografia


Candidatas ao Miss Teresópolis 2010: beleza e simpatia no primeiro passo para um possível Miss Brasil


Desfile de maiô, patrocinado pela loja Corpo e Ação


Participantes aguardando a decisão: escolha das quinze semi-finalistas


Representantes de bairros da cidade fizeram bonito e mostraram que Teresópolis tem chance de destaque no Miss Rio de Janeiro






Miss Teresópolis é escolhida e tentará tricampeonato no Estadual


- A estudante de medicina Raphaela Góes tem 20 anos e grandes chances de representar a cidade no Miss Brasil

Por Fernanda Pamplona

Entre 30 meninas, Raphaela Góes se destacou no Miss Teresópolis 2010, que aconteceu no dia 19 de setembro, no ginásio Pedrão. Com o título, a bela agora será treinada pelo organizador do evento, Luís Costa, para participar do Miss Estado do Rio de Janeiro. O concurso de nível estadual teve, nas edições de 2007 e 2008, representantes teresopolitanas e que levaram o nome da cidade em nível nacional.

Confira abaixo o clipe do evento:

“Teresópolis tem muita chance no Miss Rio de Janeiro, pela terceira vez consecutiva. Espero que a Raphaela chegue e ganhe o concurso nacional, pois além de linda, tem intelecto. Agora, é a preparação: corpo e mente devem estar saudáveis para o estadual, que ainda não tem data certa, mas deve acontecer em março”, disse Luís Costa.

A Miss Teresópolis 2009, Fernanda Gomes, Luís Costa e a nova Miss Teresópolis 2010, Raphaela Góes

Camila Hentzy e Fernanda Gomes, belezas de Teresópolis que participaram do Miss Brasil em 2008 e 2009 respectivamente, prestigiaram o evento. As duas estiveram entre as dez mulheres mais bonitas no campeonato nacional, mas não conseguiram o título. Em Teresópolis, Camila apresentou o evento municipal junto ao Luís Costa, enquanto Fernanda entregou a coroa à Raphaela, como todo concurso de misses.

Camila Hentzy, Raphaela Góes e Fernanda Gomes, na premiação da nova Miss

Confira AQUI mais fotos da edição 2010 do Miss Teresópolis.

sábado, 3 de outubro de 2009

DERCY GONÇALVES, UMA VIDA DE SUCESSO

Por Raniery Costa - Matéria para link interno

Dercy Gonçalves, nascida na pequena
Santa Maria Madalena, cidade da região serrana do Estado do Rio de Janeiro, era filha do alfaiate Manoel Costa e da lavadeira Margarida Gonçalves.

A menina que fora batizada com o nome de Dolores, aos 13 anos de idade já era bilheteira do único cinema da cidade – o Ideal.

Fugiu de casa aos 17 anos de idade para ir atrás da Companhia de Teatro que fizera temporada em Madalena e que no início da década de 30 já era atriz renomada nas salas de teatros da Praça Tiradentes, no Rio.

No cinema, ela viveu o auge nas chanchadas produzidas pela
Atlântida anos 40 e 50.Em 1957 estreou na TV Excelsior, e tornou-se uma das artistas mais bem pagas do canal.

Na Globo, no final da década de 60, Dercy trabalhou em programas humorísticos escritos especialmente para ela como "Dercy Comédias", "Dercy Espetacular" e "Dercy de Verdade", até ser tirada do ar pela censura.

A atriz teve participações nas novelas “Cavalo Amarelo” (1980) e “Dulcinéia Vai à Guerra” (1981) na TV Bandeirantes, Que Rei Sou Eu? (1989) e Deus nos Acuda (1992), ambas pela Rede Globo, entre outras.

Passou cinco anos como estrela de um quadro fixo no programa "Domingão do Faustão", o "Jogo da Velha" onde era destaque pelo humor. Depois disso, as aparições dela na TV tornaram-se mais raras. Também fez participações especiais em programas como "Sai de Baixo" e "A Praça é Nossa".

Dercy, em meio a oito décadas de vida, participou de mais de 150 peças de teatro, novelas, seriados, programas de auditório e de 26 filmes, sendo o primeiro gravado no ano de 1943, com o título “Samba em Berlim” e o último, em 2008, no longa metragem “Nossa vida não cabe num Opala”.


Filmografia

1943 - Samba em Berlim
1944 - Abacaxi Azul
1944 - Romance Proibido (Dercy)
1946 - Caídos do Céu (Rita Naftalina)
1948 - Folias Cariocas
1956 - Depois Eu Conto
1957 - A Baronesa Transviada (Gonçalina / Baronesa)
1957 - Absolutamente Certo (Bela)
1957 - Feitiço do Amazonas
1958 - Uma certa Lucrécia (Lucrécia)
1958 - A Grande Vedete (Janete)
1959 - Cala a Boca, Etelvina (Etelvina)
1959 - Entrei de gaiato(Anastácia da Emancipação)
1959 - Minervina Vem Aí (Minervina)
1960 - A Viúva Valentina (Valentina)
1960 - Dona Violante Miranda (Violante Miranda)
1960 - Com Minha Sogra em Paquetá
1960 - Só Naquela Base
1963 - Sonhando com Milhões
1970 - Se Meu Dólar Falasse
1980 - Bububu no Bobobó
1983 - O Menino Arco-Íris
1993 - Oceano Atlantis
2000 - Célia & Rosita (curta metragem)
2004 - Dercy Beaucup (curta metragem)
2008 - Nossa Vida Não Cabe Num Opala

Televisão

1966 - Dercy Espetacular - programa de variedades (Globo)
1968 - Dercy de Verdade - programa de variedades (Globo)
1971 - Dercy em Famlia - programa de variedades (Record)
1971 - Família Trapo - participação como a namorada de Bronco (Record)
1980 - Cavalo Amarelo - Dulcinéa (Rede Bandeirantes - Troféu Imprensa de Melhor Atriz, empate com Dina Sfat) - novela
1980 - Dulcinéa vai à guerra - Dulcinéa (Rede Bandeirantes) - novela
1984 - Humor Livre (Globo) – programa
1985 - Globo Repórter “Dercy Gonçalves” (Globo)
1989 - Que Rei Sou Eu?(Globo)
1991 - Terça Nobre – Bravo Bravíssimo, Dercy Gonçalves. (Globo)
1990 - La Mamma - Mamma (Globo) - Seriado
1992 - Deus nos Acuda - Celestina (Globo) – novela
1993 - Casseta & Planeta (participação especial) (Globo)
1994 - Brasil Especial (Globo)
1996 - Caça Talentos - Miss Dayse (Globo) – Seriado
1996 - Sai de Baixo - (participação especial) (Globo)
1999 - Em Nome do Amor – Homenagem do Programa Sílvio Santos (SBT)
2000 - Fala Dercy - Programa de auditório (SBT).
2001 - A Praça é Nossa - participações como ela mesma (SBT)

Fonte: Museu Dercy Gonçalves.

SAUDOSA DERCY GONÇALVES ENTRA PARA O LIVRO DOS RECORDES

Por Raniery Costa - Reportagem para AV1

Conhecida pelo humor debochado e pelos palavrões, a saudosa atriz Dercy Gonçalves teve o nome incluído na última edição do “Guiness Book”, mais conhecido como Livro dos Recordes.

O comunicado sobre a inclusão do nome da atriz foi feito diretamente a Decimar, única filha da atriz, no dia 07 de setembro, por representantes da organização do Livro dos Recordes, no Brasil.

A atriz que faleceu no dia 19 de julho de 2008, teve o nome registrado no livro em duas categorias: uma por ser a atriz que por mais tempo atuou nos palcos de teatros e nas telas de cinema e televisão; e outra por ser a primeira e única atriz no mundo inteiro a ter participação em um filme de longa metragem, aos 101 anos de idade.

O certificado que reconhece oficialmente os recordes e a entrada de Dercy no Guinnes Book, será entregue a Decimar, filha única da atriz, e provavelmente vai fazer parte do acervo no Museu Dercy Gonçalves.

O evento que está para ser agendado, acontece nos Estados Unidos e vai contar com as presenças da bisneta de Dercy – Melissa, do Presidente da Associação de Amigos do Museu Dercy Gonçalves – Nestor Lopes e do amigo Julinho do Carmo.

Para Nestor, esses registros são muito importantes para imortalizar tudo que a Dercy representou para as artes cênicas brasileiras. Na ocasião do sepultamento da atriz, em julho de 2008, Nestor afirmou: “Hoje foi enterrado o corpo da Dolores, mas não a Dercy, porque o mito nunca morre, e Dercy é mito”.

Saiba mais sobre a vida de Dercy Gonçalves.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O Enade assusta?

Coordenador de Jornalismo da Estácio de Friburgo tranquiliza alunos

Por Diógenes de Oliveira

Em entrevista realizada pelo estudante de jornalismo Diógenes de Oliveira, o coordenador do curso de jornalismo da Universidade Estácio de Sá, campus Friburgo, Jorge Maroun, destacou os preparativos para a prova do Exame de Desempenho dos Estudantes (Enade). O professor apresentou ainda projetos e principais desafios para 2010. Confira a entrevista na íntegra.

Diógenes de Oliveira: Muitos estudantes escolhem uma universidade tendo como parâmetro o resultado do Enade. Você acredita que, com a dispensa do diploma para se exercer a profissão de jornalismo, o número de alunos interessados pelo curso irá diminuir em 2010, mesmo entre as universidades que mais se destacarem?

Jorge Maroun: Acredito que sim, pois a questão do diploma ganhou amplo destaque nos meios de comunicação e levou muitos pais e interessados a entender que não adianta mais estudar jornalismo o que, obviamente, é uma leitura equivocada. Com o tempo, as coisas vão retornar aos seus lugares.

Diógenes de Oliveira: O curso de jornalismo da Estácio de Nova Friburgo sempre se destacou como uma dos melhores do Rio de Janeiro. O que a coordenação está fazendo para que esse resultado se repita em 2009?

Jorge Maroun: Quando retornamos (junto com o professor Allan Breder) à coordenação do curso, em fevereiro de 2009, ficamos um semestre analisando tudo o que acontecia no Nucom, com os docentes e alunos, pois o semestre já estava em curso e em poucas áreas podíamos mexer sem prejudicar o andamento acadêmico.

Na virada de semestre, adotamos a política de valorizar os professores que demonstraram comprometimento, aumentando a carga horária deles e, conseqüentemente, o salário. Os docentes que faltaram em excesso não nos interessavam mais e foram para outros campi.

Estamos agora alterando algumas rotinas do Nucom. Acabamos de finalizar as planilhas de investimentos dos laboratórios para 2010 e estamos montando a Semana da Comunicação. Nossa prioridade neste início de semestre foi resolver o problema da ilha de edição, agora já equacionado.

Sobre o Enade, os alunos tiveram um evento de conscientização, receberão provas simuladas via e-mail e poderão vir a cursos presenciais de reforço. Os professores também foram instruídos a montar suas provas no padrão Enade. Estamos fazendo este trabalho apenas como reforço, pois os alunos fizeram o curso e acreditamos que terão condições de cumprir uma boa prova.

Diógenes de Oliveira: Quais os maiores desafios do curso de comunicação social (jornalismo) no campus Friburgo para 2010?

Jorge Maroun: Em 2010, o curso de Comunicação em Friburgo completará dez anos e estamos querendo fazer um ano repleto de eventos e atividades. Outros desafios são: aumentar a demanda (que caiu após a saída dos coordenadores); melhorar a qualidade do nosso programa na TV local que foi muito prejudicado devido ao problema da ilha de edição, cabear o campus com tvs para a criação do telejornal interno, aumentar ainda mais a qualidade, buscando atender melhor ao aluno e puxar cérebros diferenciados para o campus, seja como docentes, seja como palestrantes e professores de extensão.

Diógenes de Oliveira: O que, na sua avaliação, é fundamental para que o aluno se saia bem no Enade?

Jorge Maroun: Ter atenção, querer realmente fazer a prova e confiar em si próprio. Logicamente que ter estudado durante o curso é uma condição essencial.

Diógenes de Oliveira: Alguns alunos do campus participaram de eventos, sendo destaque neste ano. Quais são os eventos e os alunos de 'jornalismo' do campus Friburgo que foram premiados em 2009?

Jorge Maroun: Prêmio Então Mostra - Mariana Guimarães (categoria: reportagem digital), Roberto Sá (melhor programa de TV). Além disso, o artigo escrito pelas alunas Natália Albertini, Isabella Werneck e Fabianna Marques foi selecionado para o Congresso da Intercom. Tivemos também um trabalho científico da aluna Priscila Franco Moreira apresentado no Intercom regional.

Diógenes de Oliveira: Neste ano, a Estácio de Nova Friburgo fez um grande investimento para a compra de novos equipamentos. Quais são e quanto foi gasto?

Jorge Maroun: Os gastos nos laboratórios de Comunicação Social, neste último ano foi de R$ 91.669,15, entre investimentos e material de consumo. Entre as principais aquisições estão: uma Câmera Sony HVR-Z5N, Microfone de Lapela sem fio, três novos macintoshs G5, Flash Mako Compact...

Diógenes de Oliveira: Quanto aos docentes, que controle existe para que a universidade tenha, em seu quadro de funcionários, os melhores profissionais?

Jorge Maroun: Existem critérios mínimos de qualidade exigidos pelo MEC e existem perfis de docentes que a Universidade valoriza. No nosso curso, buscamos profissionais reconhecidos e com passagem pelo mercado para ministrar as disciplinas práticas e mestres e doutores para as teóricas. Além disso, buscamos pessoas comprometidas e que venham trabalhar com prazer. Professores que faltam demais não nos interessam.