terça-feira, 29 de abril de 2008

Bruno Machado é a atração da Rádio Estação

Por Uilque Lopes

O tecladista da Banda Rama Ruana, Bruno Machado será entrevistado amanhã, dia 30, no programa Estação Zueira da Rádio Estação, que pertence a Universidade Estácio de Sá Campus Nova Friburgo. Nesta entrevista, o músico irá falar sobre novos projetos, quando iniciou o interesse dos integrantes pelo reggae, às influências e como surgiu o nome Rama Ruana. No decorrer do programa os ouvintes poderão fazer suas perguntas pelo endereço eletrônico: radioestacaonf@gmail.com ou por telefone 2525-1522. O programa Estação Zueira vai ao ar, de segunda a sexta, às 15 horas da tarde na Rádio Estação.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

A Melhor Idade

Por Luísa Toledo, Uilque Lopes e Rogério Brito


Em plena terceira idade, Nayr Bispo é só alegria e disposição. Aluna da Universidade da Melhor Idade, leva o curso muito a sério. Diz que procurou voltar à sala de aula para reciclar-se. "A gente não pode ficar parada no tempo, além disso amo de paixão isso aqui", declara Nayr.

A Universidade da Melhor Idade teve início em 1999. Eunice Lobo, criadora do projeto patrocinado pela Estácio de Sá, quis realizar um curso de atualização em nível universitário. Inicialmente, sua idéia era reunir pessoas interessadas em se reciclar. "Aos poucos, além deste aspecto, o grupo foi incorporando novas atividades e interesses, como o grupo de seresta Seresteiras da Estácio e a Oficina da Palavra, que fazem um tremendo sucesso entre as alunas", conta Eunice.

Os passeios, tanto para o lazer como para visitar exposições e museus animam as alunas da Melhor Idade. Aos poucos a turma vai chegando e a sala de aula fica uma balbúrdia só. Todas estão eufóricas, felizes de se reencontrar após as férias. Um grupo alegre entra cantando "Vê, estão voltando as flores..."Elas se autodefinem como as veteranas do curso da Eunice.
O currículo inclui matérias como psicologia, história da arte, teatro, espanhol, informática e dança de salão, entre outras.

Dirce Montechiari é uma eterna repetente. Artista plástica, ela gosta da falta de cobranças e compromissos do curso. "Acho que a mulherada que fica em casa assistindo à televisão de tarde deveria vir toda para cá".

Para a maioria dos idosos do Brasil, chegar à terceira idade é uma tarefa difícil e, pior ainda é conseguir levar uma vida saudável e produtiva. Partindo da cultura nacional, os mais velhos não são valorizados como deveriam, nem considerados cidadãos úteis e saudáveis. Muitos são aqueles que acham que o idoso, por causa da idade, não tem mais utilidade ou valor, como se a vida tivesse sido interrompida no momento em que alcançou-se a terceira idade.

A contradição neste caso é grande, visto que conseguir sobreviver por muitos anos no Brasil é uma verdadeira batalha e, por isso deveria ser motivo de orgulho e lisonja. Os idosos, ao contrário do que ocorre, deveriam ser valorizados e respeitados. Suas histórias de vida, assim como as experiências que carregam, podem nos ensinar, e muito.

As aulas da Universidade da Melhor Idade ocorrem duas vezes por semana, das 14 às 17 horas. Não há exigência de escolaridade ou cobrança de presença, até porque não se trata de um curso de graduação nem de extensão. Também não há limite de idade para se matricular, embora quase todas as alunas, se não são todas, já tenham mais de 60 anos. "A melhor idade é aquela que a gente tem", define Eunice Lobo.

Mais risadas. Uma foto de Nayr Bispo com uma peruca loura da personagem Branca, interpretada por Suzana Vieira em Duas Caras, roda pela turma e todas se esbaldam de tanto rir.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

ABPB oficializa a entrega o disco de Platina à cantora Maria Rita



Por: Uilque Lopes

Depois de participar do programa Domingão do Faustão, que foi ao ar neste domingo, dia 13, na Rede Globo de Comunicação. A cantora Maria Rita recebeu hoje a notícia de que Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPB) acaba de oficializar a entrega do disco de Platina, pelas mais de 125 mil cópias vendidas do CD Samba Meu, lançado em setembro de 2007, pela Warner Music. Neste CD, a cantora gravou sucesso Tá perdoado, tema da novela Duas Caras, da TV Globo.

.

sábado, 12 de abril de 2008

Paraíso da Serra

Paraíso da Serra

Escondido entre vales e montanhas, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, São José do Ribeirão, Bom Jardim, aproximadamente a 162 km da capital o tempo parece que não passou. A vida simples, povo hospitaleiro, clima agradável e as belezas naturais encantam os visitantes logo na entrada.

A vista panorâmica é um colírio para os olhos, no alto a igreja, no centro a belíssima praça, e o redor o correio de casas e ao fundo um belo cartão postal, a pedra simpatia. A casa de formação das irmãs Agostinianas, a igreja, a praça da matriz, as cachoeiras, o pesque e o pague e o estádio de futebol, considerado um dos melhores da região complementam a beleza da vila.

Segundo o presidente da Associação de moradores, José Antonio Azeredo a principal fonte de renda é o comércio, o trabalho agrícola e a exploração das jazidas de pedra. A tradicional festa do padroeiro, São José Operário, conhecida com festa de 1º de maio, é a época mais visitada pelos turistas.

Para dona de casa, Márcia Soares, moradora há dois anos, que residiu durante 35 anos, em Jandira, na grande São Paulo “- a tranqüilidade, a segurança e a simplicidade do povo fazem de São José o lugar ideal para ser viver.”

A missa dominical continua sendo a melhor programação para os fiéis que lotam a matriz. Visitando São José você estará desfrutando das maravilhas esculpidas por Deus que o homem encarregou de cuidar.

Leia mais:
http://www.goodweb.com.br/

http://grou.proderj.tj.gov.br/bomjardim/index.php


POR: Rogério Brito

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Ministra Nilcéa participa de inauguração de dois centros na Baixada Fluminense: Estima-se que cerca de 300 mulheres serão atendidas por mês

A ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Nilcéa Freire, irá participar da inauguração do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), que acontece nesta sexta-feira (11/04), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Os organizadores confirmaram a presença do governador do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, a secretária de assistência social e direitos humanos (SEASDH), Benedita da Silva, o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, a superintendente do CEDIM/RJ, Cecília Soares, e outras autoridades no evento.

O novo centro vai atender todos os municípios da Baixada Fluminense, cerca de 300 mulheres serão assistidas por uma equipe composta por psicólogas, assistentes sociais e advogadas.

O trabalho será desenvolvido numa parceria entre a Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), defensoria pública, Juizado, Casa Abrigo Lar da Mulher, coordenadorias municipais de políticas para mulheres, outros núcleos de atendimento e serviços de saúde.

Por: Uilque Lopes

A Lei Maria da Penha é citada no primeiro debate do Dia Internacional da Mulher promovido pela Universidade Estádio de Sá Campus Nova Friburgo

No primeiro debate do Dia Internacional da Mulher, realizado no mês de março, no auditório da Universidade Estácio de Sá campus Nova Friburgo. A Drª Jamila Calil Salim Ribeiro destacou a grande conquista que as mulheres tiveram em relação à Lei Maria da Penha e acrescentou a importância de manter o Centro de Referencia Contra a Violência a Mulher.

A neurocirurgia, Drª Jamila Calil Salim Ribeiro, que as brasileiras tiveram uma segunda vitória, quando foi promulgada no dia 22 de setembro de 2006, a Lei Maria da Penha, que veio para coibir a violência contra a mulher. A doutora enfatizou que no texto prevê também a prevenção, assistência e proteção às vítimas. Mas não deixou de citar que os agressores não são apenas os companheiros.

“É uma grande conquista da mulher brasileira. Hoje, temos uma lei que puni os agressores, que nem sempre são os maridos, muita das vezes, são os filhos, pais e parentes.” Ressaltou Jamila.

Jamila considera importante manter um Centro de Referência Contra a Violência a Mulher e mencionou que o município de Nova Friburgo já montou um posto para atender as vitimas. Ela disse que os centros de referências seguem as orientações da ministra Nilcéa Freire da Secretária Especial de Políticas para as Mulheres do Governo Federal.

“Para quem não sabe, o município de Nova Friburgo tem um Centro de Referencia Contra a Violência à Mulher, que é engajada na Secretaria Especial de Políticas para mulheres do governo Lula. Agora, temos que manter e incentivar as mulheres que sofrem algum tipo de violência procurar o órgão.” Disse Ela.

Por: Uilque Lopes

Universidade Estácio campus Nova Friburgo sedia o 1º debate sobre o Dia Internacional da Mulher

A Universidade Estácio de Sá campus Nova Friburgo promoveu no mês de maio, o 1º debate do Dia Internacional da Mulher, entre a Drª Jamila Calil Salim Ribeiro, a diretora Elizabeth Henriques e a palestrante Drª Vera Barcellos Leal, no antigo auditório. As participantes citaram a importância da mulher no mercado de trabalho nesses últimos anos e os desafios que ainda deverão enfrentar dentro da vida política.

A idealizadora do evento, professora Rosane Costa iniciou as atividades agradecendo a participação de todas as convidadas do debate, os alunos de psicologia e a presença do coordenador acadêmico Edezildo França no evento.

Rosane enfatizou a trajetória da mulher no mercado de trabalho, mas se demonstrou preocupada com o rumo que as feministas chegaram com relação à sexualidade dentro e fora de casa. Ela apontou que nos últimos anos, as mulheres passaram a assumir cargos importantes, nas áreas de informática, engenharia, metalurgia e a política. Segundo a professora, elas perderam a oportunidade de questionar assuntos que levem a própria reflexão.

“A mulher está cada vez mais isolada e estão se responsabilizando por atribuições que eram nossas historicamente, mas também eram dos homens. Hoje agente consegue ter uma carreira, mas perdemos, por exemplo, a possibilidade de discutir questões pertinentes a nossa condição de feminino.”

Enquanto a Drª Jamila Calil Salim Ribeiro ressaltou o atraso da mulher no processo eleitoral, que acabou dificultando o interesse delas em participar da vida pública e acrescentou que apenas uma minoria está administrando órgãos públicos, e exercendo funções no poder legislativo. Também citou a Lei Maria da Penha se tornou um marco histórico da mulher no combate a violência.

“A mulher começou a votar na época de Getúlio Vargas, através de uma medida de lei que ele sancionou há 58 anos. A partir daí, que as mulheres puderam participar diretamente das eleições. Nós, ainda temos uma minoria em cargos executivos e legislativos, precisamos de outras companheiras na política. Eu sou a única mulher eleita na última eleição. Já em relação a Lei Maria da Penha, uma grande vitória das mulheres na luta contra os maus tratos. '” Disse – Calil

Já a Diretora Elisabeth Henriques destacou a importante de a mulher investir na sua carreira, lutar pelos seus ideais e incentivou aos alunos para conquistar o mercado de trabalho com dinamismo e determinação. Ela citou a vantagem que a mulher tem na hora de cumprir algumas tarefas do trabalho simultaneamente, sem prejudicar o desenvolvimento dela na empresa. Também deixou um recado para todos os alunos e o amor que tem pela educação.

Nós, mulheres temos a grande vantagem, conseguimos fazer várias coisas ao mesmo tempo. No decorrer da minha carreira tive dificuldade, mas nada se tornou empecilho na minha vida profissional. Todos podem chegar, o segredo é lugar. Agente tem que passar a gostar daquilo, desempenhar, fazer bem e ai crescer. Para assim, chegar a grande oportunidade da sua vida. Hoje, faço o que eu amo, que é trabalhar com a educação e ser gestora de uma universidade.” Ressaltou Diretora.

O evento encerrou com a palestra da ginecologista, Drª Vera Barcellos Leal, que falou sobre a sexualidade feminina e apresentou o pensamento de alguns filósofos na palestra.

Por: Uilque Lopes


CRIAN AUXILIA NA REINTEGRAÇÃO DO MENOR INFRATOR

Em Nova Friburgo o CRIAN, Centro de Reintegraçao da Criança e do Adolescente, situado em Conselheiro Paulino tem 8 internos. Segundo um dos agentes estaduais que trabalha nesta instituição as condições de saneamento, saúde, alimentação e tratamento psicológico são condizentes com uma reformulação de valores e princípios capacitando estes menores a volta do convivio social.

O maior problema enfrentado, segundo o agente, é que criminosos acabam por utilizar crianças para cometer seus crimes, pois a pena que lhes são aplicadas são bem menores e brandas que com os infratores adultos. O artigo 121 parágrafo 3º do Estatuto da Criança e do Adolescente, (Lei n. 8.069/90) relata que o tempo máximo para internação do menor infrator é de três anos. Sendo compulsória sua liberação aos 21 anos.

Em uma população de 345 mil criminosos, 17,4% são menores infratores, segundo dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Há cerca de 60 mil adolescentes cumprindo medidas socioeducativas no Brasil, sendo 14 mil em regime de internação e os demais em regime aberto.

Os adolescentes que cometem os crimes mais graves, como homicídio, latrocínio ou assalto à mão armada são geralmente internados. Nesses casos, de acordo com dados da subsecretaria, o tempo médio de internação de adolescentes infratores é de um ano e meio.

Quando inceridos em estabelecimentos correcionais, o sistema de valores que são submetidos apresenta-se muitas vezes mais criminoso do que a própria sociedade. Assim, não é surpreendente que as atitudes favoráveis à delinqüência sejam reforçadas e talentos e habilidades aguçadas.

* por Camilla Athayde


Saiba mais :

http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo371.shtml

http://www2.uol.com.br/aprendiz/n_noticias/imprescindivel/id251103.htm

http://www.direitonet.com.br/artigos/x/66/66/6/

Maria Pacheco: uma vida dedicada a Apae

Rafael Seabra
Maria das Dores Mello Pacheco este é o nome completo da fundadora da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais de Nova Friburgo. A história da Apae começou quando Dorinha - apelido pelo qual é mais conhecida - identificou que um de seus quatros filhos apresentava rendimento abaixo do esperado.
- Meu filho nasceu sem nenhum problema aparente, mas como já tinha três filhos notei que ele estava um pouco atrasado. Levei o Rafael ao médico e o diagnóstico era que não havia nenhum problema. Para tentar entender o que acontecia comecei a ler livros e artigos sobre o assunto. Saí de Friburgo e fui para o Rio de Janeiro buscar ajuda, mas não consegui tratamento qualificado. Sendo assim, resolvi voltar e busquei ajuda na Afape. Com o passar do tempo, comecei a perceber que o modelo adotado por eles era voltado para a Psicopedagogia e o que queria era um atendimento mais voltado para a área de saúde. Por isso, eu e mais alguns pais com filhos portadores de deficiência criamos uma instituição onde pudéssemos ter mais liberdade de ação: surgia a Apae de Friburgo.
Desde então, a entidade coleciona conquistas e oferece uma vida melhor aos portadores de deficiência e seus familiares. A Apae recebe apoio dos órgãos públicos e da sociedade civil, que entende a importância do serviço prestado pela associação.
Hoje a história do filho de Dorinha mudou bastante. Apesar da paralisia cerebral, Rafael de Mello Pacheco é muito conhecido na cidade, dá nome ao prédio novo da Apae e desfilou no carnaval deste ano como integrante da Unidos do Prado. Dorinha, a mãe coruja, lembra muito bem deste momento.
“No dia do desfile era aniversário dele, na concentração os puxadores da escola cantaram parabéns no ritmo de samba. Foi um momento muito emocionante para mim”, conclui emocionada.

“A Apae é importante para a minha família” diz Leila Lessa

Rafael Seabra
G.H, 3 anos, nasceu com complicações cerebrais. A menina é atendida pela Apae desde os primeiros meses de vida e recebe a atenção e o carinho dos funcionários do setor de Fonoaudiologia.
- Quando minha filha nasceu, o médico disse que ela tinha problemas cerebrais e fique muito preocupada. A Apae foi muito importante para a minha família naquele momento, pois aqui recebi as orientações necessárias sobre a saúde da minha filha. O ponto mais importante da instituição é que todos os profissionais fazem o trabalho com amor, diz a mãe da menina, Leila Lessa.
A assistente social Carmem Lucia Cordeiro veio para Nova Friburgo em 1987 trabalhar na Apae e no Posto de Saúde do Suspiro. Pouco tempo depois, passou a se dedicar exclusivamente a associação.
“O que mais me motiva neste trabalho é atender as famílias sem informação e perceber que - a cada dia - os pacientes estão melhorando e os familiares começam a compreender a questão da deficiência e aceitar a situação” - observa Carmen.
Há dez anos na Associação de Pais e Amigos do Excepcional de Nova Friburgo, a auxiliar administrativa, Claudineia da Silva, já enfrentou situações adversas. “Me lembro que ano passado, no Natal, as crianças estavam recebendo os presentes de papai noel quando começou a chover e nós tivemos que interromper a entrega para levar os pequenos para um lugar alto, pois a água começou a tomar conta da parte de baixo. Foi um momento muito difícil para todos, mas graças a Deus conseguimos nos reerguer e estamos nos reestruturando e melhorando a cada dia.”

Apae Nova Friburgo na luta contra o preconceito para inserir deficientes no mercado de trabalho


Rafael Seabra
Vencer preconceitos, estes é um dos objetivos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Nova Friburgo. Para atingir a meta de inserir os alunos no mercado de trabalho a instituição promove oficinas profissionalizantes. Em 2007, oito portadores de deficiência conseguiram emprego em indústrias do município.
Atualmente, a instituição presta serviços a 538 portadores de deficiência e disponibiliza cinco estágios de ensino: Educação Essencial, Infantil, Fundamental, Jovens e Adultos. Na escola as crianças têm a chance de aprender a ler e a escreve com professores treinadas para atender portadores com algum tipo de deficiência.
O setor de saúde conta com o apoio de vinte profissionais nas áreas de: Psicologia, Fonoaudiologia, Pediatria, Odontologia, Audiologia, Serviço Social, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Neurologia. No ano passado, foram realizados 22.103 atendimentos, entre os quais: 2.317 testes do pezinho, 236 avaliações com bebês, 3.971 com psicológicos e 4.701 pessoas receberam tratamento com as fonoaudiólogas.
A instituição ainda presta à população serviço de Assessoria Jurídica Gratuita - em parceria com a Universidade Candido Mendes -disponibiliza oficinas de artesanato para as mães dos portadores de deficiência, realiza reuniões periódicas para esclarecer pais ou responsáveis sobre os atendimentos prestados, oferece cursos profissionalizantes em parceria com o Sesc e o Sebrae, faz acompanhamento alimentar e fornece Serviço de Orientação Familiar (SOF).

Novas Instalações: sonho de um futuro melhor

Todos os dias, funcionários dos setores localizados nas instalações antigas da Apae têm a dura missão de carregar todos os materiais utilizados no trabalho para um lugar mais alto, no prédio. A ‘mudança’ visa evitar perdas materiais em caso de enchente.
- Nos primeiros meses do ano nossa atenção vem sendo redobrada para evitar que as inundações comprometam nosso trabalho. A única solução que encontramos foi guardar os equipamentos nas novas instalações, acima do nível do solo, afirma Maria Pacheco.
Para tentar acabar com esse problema, a Apae inaugurou no dia dois de março do ano passado a primeira etapa das obras de melhoria na sede localizada na rua Ventura Spargolli 292 no Prado. A construção foi desenvolvida com o apoio da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo, Fundação Tinkem, Fundação Itaú e Gemini Engenharia.
- Se entrar todo o dinheiro aprovado pelos parlamentares, pretendemos concluir as obras até o final de 2009. Para a conclusão da reforma do primeiro prédio foi liberada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome uma verba de R$ 120 mil. Com este dinheiro iremos colocar piso e cobertura de rampas, instalar a parte elétrica do térreo e reformar os banheiros. Acredito que iremos gastar aproximadamente R$ 1,5 milhões para concluirmos a reforma– afirma Maria Pacheco.
O prédio - já em operação - irá abrigar exclusivamente as salas de aula, mas no momento, está sendo utilizado também pelo setor de saúde. O principal objetivo da ampliação é evitar que as enchentes do início de janeiro inutilizem equipamentos e material de consumo, inviabilizando as atividades e trazendo prejuízos a instituição.

INÍCIO DO PERÍODO DE SECA DEIXA PARQUE ESTADUAL DOS TRÊS PICOS EM ALERTA



Síntia Barcelos

A equipe do Parque Estadual dos Três Picos intensificou nos últimos meses o trabalho de prevenção contra incêndios. Desde o fim do ano passado estão sendo feitas notificação aos moradores da área do parque e do seu entorno. Outra medida adotada é o trabalho de conscientização nas escolas.

Segundo Mariane Costa Foly da Silva, secretária administrativa do local, no ano passado foram oito incêndios de grande proporção. O maior durou cerca de 15 dias e cada um atingiu aproximadamente 10 hectares de Mata Atlântica. Além destes, há ainda os pequenos focos, muito comum nas áreas onde existem moradores.

A unidade de conservação está notificando e dando informações os cidadãos a respeito dos riscos de incêndio. “Depois que você já sabe que é um crime e comete, você pode ser multado”, afirmou Mariane.A estiagem começa em maio, mas é nos meses de junho a outubro que menos chove. Em 2007 o nível pluviométrico na região foi de 651 mm no mês de janeiro. Já no mês de junho, com apenas quatro dias de chuva, foi de 69 mm, uma queda de 89,4%.

O Parque foi criado em 05 de junho de 2002 pelo decreto estadual nº. 31.343. Abrange os municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim. Quase um terço de sua extensão fica no Município de Cachoeiras de Macacu, onde se localiza também a sede. É administrado pela Fundação Instituto Estadual de Florestas – IEF/RJ.

Com 46.350 hectares é a maior unidade de conservação ambiental do grupo de proteção integral do Rio de Janeiro e abriga o “Corredor da Serra do Mar”. A área é considerada uma das mais conservadas da Região Serrana do Estado. Dentro do parque está o segundo maior jequitibá do Brasil.
Fotos

INTEIRO AOS 1000 ANOS


Síntia Barcelos

No Parque Estadual dos Três Picos está o segundo maior jequitibá do Brasil. Segundo estudo feito por um grupo de botânicos o gigante de 45 metros de altura (equivalente a um prédio de 15 andares) tem aproximadamente 1000 anos. A circunferência é de 19 metros, sendo necessário 11 homens para “lhe dar um abraço”.

A árvore é da espécie jequitibá-rosa (Cariniana lagalis). Nativa da Mata Atlântica, pode ser encontrada desde o Espírito Santo até o Paraná, ocorrendo também na região Centro Oeste do país. No estado do Rio de Janeiro o jequitibá é encontrado em pelo menos seis unidades de conservação geridas pela Fundação Instituto Estadual de Florestas – IEF/RJ.

Através da Lei N° 6.146 08 (02/2000) o jequitibá foi instituído a árvore símbolo do estado do Espírito Santo. O nome é de origem tupi-guarani e quer dizer “fruto em forma de covo”. Pertence à família Lecythidaceae, do grego lecythis (urna ou vaso), referindo-se também ao formato de fruto, parecido com um vaso tampado.

PARQUE ESTADUAL DOS TRÊS PICOS

O Parque Estadual dos Três Picos recebe cerca de 500 visitantes cadastrados por mês. Um dos pontos mais procurados é a trilha do jequitibá, próximo a sede em Cachoeiras de Macacu.




Fotos: Síntia Barcelos

A sede do parque fica a 20 minutos do centro de Cachoeiras de Macacu, no km 50 da RJ116.
Visite a página do IEF/RJ




A DIFÍCIL BATALHA CONTRA A FOME NO BRASIL

Síntia Barcelos
O “Mapa do fim da fome no Brasil”, divulgado em 2001 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) revelou que cerca de 29% da população brasileira vive abaixo da linha da pobreza. As principais vítimas da miséria são os pequenos brasileiros.

Estudos mostram um elevado índice de crianças com desnutrição. Em 96, cerca de 41% dos brasileiros entre seis e 24 meses sofriam com a doença. A média nacional é de 26 mortes por mil crianças nascidas vivas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – 2003.

A série “Fome”, exibida em 2001 pelo Jornal Nacional, da TV Globo, mostrou a realidade no interior do país. Segundo a reportagem de Marcelo Canellas, do Norte de Minas ao Sertão do Nordeste existem centenas de cemitérios de crianças. Quase todas mortas pelos efeitos da fome.

Um estudo realizado há dez anos pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), revelou um alto índice de brasileiros subnutridos. Na classificação de 1 a 5, em que quanto maior o número pior o resultado, o Brasil recebeu índice 3, comparável a países como a Nigéria.

Algumas instituições como a Pastoral da Criança, FAO, Unicef e até mesmo ações governamentais tentam frear os números. Mesmo conseguindo reduções consideráveis da mortalidade e subnutrição infantil elas não são suficientes.

De acordo com o economista Marcelo Neri (FGV) os programas do governo voltados para o público infantil, como os de educação, merenda escolar e Bolsa Escola, são ferramentas importantes no combate à miséria no Brasil.

OS EFEITOS DA FOME

Síntia Barcelos
Ninguém morre de fome, pelo menos segundo os atestados de óbito. Eles registram apenas as doenças e problemas causados por ela, como infecções ou falência de órgãos vitais. A morte, no entanto, é apenas o fim de uma agonia que apresenta diversos sintomas.

Após um dia sem comer, a pessoa tende a apresentar apatia, cansaço e fraqueza. O metabolismo e a pressão tendem a cair, resultando em sonolência e sensação de frio. O organismo começa a produzir cetonas, o que causa mal hálito.
Depois de uma semana sem se alimentar, a pessoa começa a ter cãibras, redução da atividade cerebral, perda de peso e de massa muscular. A diminuição do volume sanguíneo dá a pele o tom amarelado.

Quatro semanas sem comer levam, entre outros sintomas, a arritmias cardíacas por falta de potássio, confusão mental, infecções na pele e nos intestinos, queda de cabelo, insuficiência renal e riscos de entrar em coma, caso a temperatura corporal caia a menos de 35º C. A fome prolongada, portanto, afeta de uma maneira ou de outra, todos os órgãos do corpo humano.
RADIS Comunicação em Saúde. Nº 8, abril de 2003 pág. 11

quarta-feira, 9 de abril de 2008

SEX SHOP DIVIDE OPINIÕES

Por Raphael Lavra

“De todas as taras sexuais, não existe nenhuma mais estranha que a abstinência.”
Millôr Fernandes


Em famílias tradicionais, falar sobre as questões relacionadas ao sexo, quase sempre elevadas a tabus provenientes do preconceito e falta de informação. A sociedade demonstrava intolerância aos assuntos relacionados às discussões sexuais. Contudo, hoje, falar sobre sexo é natural e, até mesmo, indicado, mas adquirir produtos em um sex shop para apimentar a relação, para homens e mulheres, ainda é um desafio.


O único sex shop realmente especializado em produtos e vídeos eróticos na cidade funciona no centro, em uma rua muito movimentada. A loja se localiza na parte superior de um sobrado comercial e completou no ano passado, espantosos 12 anos de existência, para muitos. O lugar e conhecido e freqüentado por muitos, o proprietário Cláudio Queiróz afirma que o negócio se mantém rentável desde então, e tem uma clientela cativa, até de pessoas de outras cidades. O único problema, de acordo com o comerciante, é a falta de oportunidade para publicidade.
Dona de casa Maria Lúcia, 38, é casada há 22 anos. Ela foi criada em uma família cheia de regras e limitações, onde questionar os pais sobre assuntos polêmicos era praticamente impossível. Mãe de dois filhos, a dona de casa admite que adotou uma conduta diferente da criação que teve e dá que passa a seus filhos. Maria quando questionada sobre o que achava de ir à um sex shop, se sentiu constrangida sem nunca nem mesmo ter passado na porta de um aloja desse tipo. “Não acho legal ficar comprando, nem mesmo frequentando esses lugares. O homem e a mulher foram feitos um para o outro. E acho que quando um casamento vai bem, esses produtos para estimular a relação são desnecessários. Se você vai á um sex shop comprar algo que incentive sua relação com o parceiro, já está admitindo que alguma coisa não está bem.”
Ao contrário da dona de casa, a maioria das mulheres querem, ou já foram a um sex shop, contudo não se sentem a vontade indo sozinhas. Os homens também fazem parte do público das casas que vendem os produtos “apimentados”, e os freqüentam com ou sem companhias. Bruno Rabello, 28 anos, casado há 4 meses, freqüenta o sex shop da cidade e diz que precisa de vez em quando de algumas inovações. “Quero satisfazer minha parceira buscando acessórios é legal. Gosto de novidades. Às vezes o casamento cai na rotina e só precisa de uma pimenta”, comenta entre risos. “... eu e minha esposa usamos muitos acessórios e assistimos a muitos vídeos eróticos.” completou. Apesar da presença cada vez mais freqüente dos homens as mulheres ainda são maioria dos clientes, não só em Nova Friburgo mas também em todo o Brasil. Por outro lado, algumas pessoas são contra esse tipo de serviço, como Joaquim Machado. “Independente da filosofia religiosa, o sexo sempre foi encarado pela maioria das pessoas como instintivo e sentimos que sexo é uma força interior dos homens, uma coisa divina. O homem animaliza tudo... As pessoas procuram esses lugares para se satisfazerem sozinhos com uma parte mecânica, sem sentimentos, tendência a cultivar o extinto sem emoção. Sexo é muito bonito para ser relegado à um ato mecânico.” disse. A publicitária Mariza Alves, 34 anos, casada, acredita que o sex shop funciona como uma brincadeira entre o casal. “Nada mais é que uma fuga rápida do cotidiano.” afirmou ela. Tal como Mariza, muitas mulheres tem vontade de conhecer produtos de um sex shop, mas não tem coragem de entrar em um.
Os produtos vendidos no sex shop local variam de 15 reais até 350, os produtos são variados, desde jogos adultos que incluem baralhos com posições sexuais e dados com ações, até algemas e fantasias, que vão das tradicionais enfermeiras até as mais inusitadas como personagens de desenhos japonês.
SEX SHOP SÓ ACOMPANHADA

Uma pesquisa realizada por uma revista do público feminino revelou que as brasileiras preferem ir ao sex shop acompanhadas de um grupo de amigos, principalmente de amigos gays. Entretanto, sozinha ela não entra na loja. Dessa forma, as sex shops se adaptaram a esse tipo de público e investe cada vez mais na entrega de produtos, filmes e acessórios por meio da internet. Em Nova Friburgo não é diferente e a assitente de atendimento Carolina Silva, 21 anos, admite que gosta de comprar na única loja da cidade, mas que só foi uma vez, e prefere adquirir os produtos pela internet. “Entrei no sex shop uma vez. Gostei, mas não compro mais. Fico com vergonha prefiro comprar pela internet.” A psicóloga Lísia Oliveira, acredita que aceitação da sexualidade entre as mulheres evoluiu muito nos últimos anos. “De alguns anos pra cá tenho percebido que as mulheres em geral, de todas as idades tem procurado esse tipo de comércio, principalmente os filmes eróticos.” comenta a psicóloga especializada em sexualidade humana.

PT, PP E PPS, PARTIDOS ALIADOS AO PSB, EXIGEM PARTICIPAÇÃO NA ESCOLHA DO CANDIDATO À SUCESSÃO DE SAUDADE BRAGA

Por Luísa Toledo


Após a renúncia do Deputado Rogério Cabral e do Vice-Prefeito Cesar Iorio à disputa interna do PSB à sucessão da Prefeita Saudade Braga, apenas dois nomes do partido buscam o direito de concorrrer à Prefeitura de Nova Friburgo pelo PSB: a secretária de Saúde Jamila Calil e o Secretário Geral da Prefeitura José Carlos Nacif.

Ao que parece, a demora em definir o nome a ser escolhido começa a incomodar parte da base aliada - os partidos do PT, PP e PPS, que pretendem opinar sobre o melhor candidato. Caso não sejam atendidos, ameaçam seguir novo rumo na campanha eleitoral de 2008.

ROGÉRIO CABRAL E CESAR IORIO OFICIALIZAM RENÚNCIA À DISPUTA A PREFEITO

JAMILA CALIL E JOSÉ CARLOS NACIF SÃO OS ÚNICOS PRÉ-CANDIDATOS DO PSB À SUCESSÃO DA PREFEITA SAUDADE BRAGA

Por Luísa Toledo


Com a recente renúncia do Deputado Estadual Rogério Cabral e do Vice-Prefeito Cesar Iorio, a disputa interna do PSB para a escolha do candidato à sucessão da Prefeita Saudade Braga restringe-se agora, à Secretária Municipal de Saúde Jamila Calil e ao Secretário Geral da Prefeitura José Carlos Nacif.

Cesar Iorio:

O Vice-Prefeito Cesar Iorio diz que há a possibilidade de deixar a política depois de finalizar o atual mandato e, acrescentou que não tem nenhuma intenção de concorrer à Câmara. “ Ainda não posso afirmar nada, pois a política é muito dinâmica, mas não sei se vou continuar. O futuro a Deus pertence”, declarou Iorio. Cesar diz que no momento seu principal objetivo é continuar a ajudar no que for possível para o sucesso do atual Governo Saudade Braga.

Rogério Cabral:

O Deputado Estadual Rogério Cabral, que preside a Comissão Permanente de Agricultura da ALERJ, diz que o escolhido à sucessão poderá contar com seu apoio, desde que seja uma candidatura séria. Rogério não descarta a possibilidade de futuramente disputar a prefeitura de Nova Friburgo. “ Não vou brincar de fazer política. Retirei o meu nome, não vou ser candidato neste momento. Quero continuar na ALERJ trabalhando por Nova Friburgo. Essse foi o compromisso que assumi na campanha”, enfatiza o Deputado.

José Carlos Nacif:

José Carlos Nacif, atual Secretário Geral da Prefeitura, demonstrou ânimo com a possibilidade de seu nome ser escolhido para a sucessão. “ Estou firme e forte. Desde o primeiro momento, defendo que não haverá racha. Estamos a favor do consenso. Prego a união do PSB, independentemente do candidato majoritário que será escolhido”, declara. Com dois Pré-candidatos na disputa, José Carlos Nacif voltou a defender que o partido deve realizar pesquisas para ajudar no processo de escolha do candidato majoritário, sem, no entanto, descartar outros critérios internos, como ouvir a opinião das correntes políticas do PSB e a Base Aliada.

Jamila Calil:

A secretária Municipal de Saúde, Jamila Calil, avalia a desistência de Rogério Cabral e Cesar Iorio como fruto de uma maturidade política no exercício da democracia. “Com certeza o partido sairá unido, preparado para disputar e vencer as eleições”. Jamila afirma que vê na Prefeita o perfil ideal do candidato a Prefeito do PSB. Segundo Calil, Saudade Braga consegue unir o próprio partido e a base governista. “ Um bom candidato tem que ser uma pessoa com liderança, que saiba ouvir a sociedade e se comprometa a dar prosseguimento ao trabalho social do Governo”, finaliza a médica.

Dúvida entre o saber e o fazer

Ao entrar na adolescência a maioria dos jovens se deparam com a dúvida sobre o que fazer quando terminar o ensino médio, e em Nova Friburgo a situação não é diferente. Alunos de uma escola estadual da cidade falam sobre suas perspectivas de futuro.

Os jovens estão preocupados com a questão da falta de experiência profissional que nas maiorias das vezes gera empregos informais ou o desemprego. Dados do IBGE mostram que o percentual de jovens entre 15 e 17 anos desempregados é superior á pessoas com mais de 60 anos.

Uma outra questão que impede o ingresso dos jovens no mercado de trabalho é a falta de qualificação profissional. Eles enfrentam o dilema de seguir nos estudos em busca de especialização ou cair no mercado e seguir as oportunidades que aparecer.

Carlos Teixeira, 19 anos, aluno do Colégio Estadual Zélia dos Santos Cortês em entrevista disse que quando terminar seus estudos pretende cursar faculdade de Odontologia, para se qualificar para o mercado de trabalho. Welington Fonseca, 18 anos, declara que quando terminar seus estudos pretende arranjar um emprego qualquer para então prestar concurso para o Corpo de Bombeiros.

No final das contas a culpa por toda essa situação do desemprego está nas mãos de adultos que tem o compromisso com a formação e o bem-estar dos jovens. Não há por que exigir que os jovens tenham experiência se a educação está tão precária. A ética e solidariedade que os adultos tanto pregam podem começar por este tema.
Saiba mais em:

www.espacoacademico.com.br/005/05ruda.htm

www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/palavra/jbotelho/gel140202.htm

www.library.com.br/Reforma/Pg021Desemprego.htm

Por Marcela Monnerat

PRINCIPAIS INCLUSÕES DA VERSÃO 2008 DO ROL DE PROCEDIMENTOS E EVENTOS EM SAÚDE DA ANS

ATENDIMENTO POR PROFISSIONAIS DE SAÚDE:
  • Consulta/sessão de nutrição – 6 sessões por ano;
  • Consulta/sessão de terapia ocupacional – 6 sessões por ano;
  • Sessão de psicoterapia – 12 por ano;
  • Consulta/sessão de fonoaudiologia – 6 por ano.


    PROCEDIMENTOS PARA ANTICONCEPÇÃO:

  • Inserção de DIU (inclusive o dispositivo);
  • Vasectomia;
  • Ligadura tubária.


    PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS E INVASIVOS:

  • Procedimentos cirúrgicos por videolaparoscopia (apendicectomia, colecistectomia, biópsias, etc.): esta técnica é menos invasiva do que as técnicas a céu aberto;
  • Dermolipectomia para correção de abdome em avental após tratamento de obesidade mórbida;
  • Remoção de pigmentos de lente intraocular com Yag Laser: este procedimento evita que se faça uma nova cirurgia somente para a remoção dos pigmentos após a operação de catarata;
  • Mamotomia: Biópsia de mama a vácuo, com um corte menor;
  • Tratamento cirúrgico da Epilepsia;
  • Tratamento pré-natal das hidrocefalias e cistos cerebrais;
  • Transplantes autólogos de medula óssea.


    EXAMES LABORATORIAIS (COM DIRETRIZ DE UTILIZAÇÃO):


  • Análise de DNA para diversas doenças genéticas;
  • Fator V Leiden, Análise de mutação;
  • Hepatite B – Teste quantitativo;
  • Hepatite C – Genotipagem;
  • HIV , Genotipagem;
  • Dímero D;
  • Mamografia Digital.

Fonte: Agência Nacional de Saúde

Por Danielle Grativol

Novidades do Rol

A versão 2008 do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS é resultado de um trabalho desempenhado desde 2005 pelo grupo técnico integrado pelo órgão regulador e entidades representativas de consumidores, operadoras e prestadores.

A partir de Abril de 2008, a cobertura ambulatorial a atendimentos de terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição e psicoterapia estará garantida. Isto dará ao consumidor a oportunidade de acesso a um tratamento multiprofissional de acordo com a filosofia da integralidade da atenção à saúde defendida pela ANS. Por isso, também foram incluídos os procedimentos de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças, como a mamografia digital.
Por Danielle Grativol

ANS amplia cobertura obrigatória de planos de saúde a partir deste mês

Unimed Nova Friburgo se pronuncia a respeito do impacto dessa mudança nas operadoras de planos de saúde

A coordenadora da área de relacionamento com os clientes da Unimed Nova Friburgo, Nadir Lamblet, esclareceu que a Unimed está apta a atender este novo ROL.

“A Unimed Nova Friburgo teve que se adaptar credenciando novos profissionais para atender a nova demanda de especialidades. Também consultou a empresa Estrategy para ter uma real noção sobre o impacto financeiro que estas novas coberturas trariam para os planos de saúde comercializados a partir de 1999, que será de 9,46%.”

Nadir confirmou que a Unimed Nova Friburgo seguirá as diretrizes da Agência Nacional de Saúde Suplementar, estando totalmente pronta para receber a nova demanda de clientes interessados nas novas coberturas, tais como já foram citadas acima.

Quem já possui plano de saúde, anterior a esta modificação, não sofrerá nenhum tipo de reajuste relativo a este novo rol, apenas o reajuste anual que já é aplicado todo ano, sob a supervisão da ANS. Mas os planos comercializados a partir de 08/04/2008 já estarão participando da nova tabela de vendas, com este acréscimo de 9,46%.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou, na edição de 10 de janeiro de 2008 do Diário Oficial da União, a Resolução Normativa nº 167, que revê o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde e amplia as coberturas para os beneficiários de planos de saúde contratados após 1º de Janeiro de 1999.
Com as alterações, o chamado Rol passará a listar 2.973 itens e permanecerá alinhado às novidades científicas. Entre os procedimentos incluídos nesta revisão estão algumas novas tecnologias, como Yag Laser (para cirurgia de catarata), procedimentos para anticoncepção (DIU, vasectomia e ligadura tubária), procedimentos cirúrgicos e invasivos, além de exames laboratoriais.
O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde é a referência de cobertura mínima obrigatória para cada segmentação de planos de saúde contratada pelo consumidor.

Consumidores vencem mais uma vez

Apesar dos planos de sáude, através do Sindicato Nacional das Empresas de Medicina de Grupo (Sinamge), terem entrado com um mandado de segurança na Justiça Federal do Rio de Janeiro solicitando a suspensão do novo Rol de procedimentos, a justiça o julgou improcedente.
DICA:
Quem possui contrato antigo (comprado antes de 1999) possui cláusulas restritivas de coberturas de diversas doenças e procedimentos e não será beneficiado por este novo Rol. Apesar disso, o consumidor não deve se curvar a estas restrições, questionando-as na justiça. O Poder Judiciário tem sido bastante sensível às demandas da sociedade, dando razão na maioria dos casos ao consumidor.

Por Danielle Grativol

terça-feira, 8 de abril de 2008

Dois pré-candidatos socialistas de Nova Friburgo renunciam

Por Claudia Rezende

O deputado Rogério Cabral e o vice-prefeito César Iorio anunciaram hoje que não estão mais na disputa pela candidatura socialista à Prefeitura de Nova Friburgo. Agora, a cidade tem apenas dois candidatos do PSB: a secretária Jamila Calil e o secretário geral da Prefeitura José Carlos Nacif.

O vice-prefeito César Iorio garantiu que não tem mais nenhuma intenção de concorrer a Câmara e cogita a possibilidade de deixar a política no final do mandato. Já o Deputado Rogério Cabral diz que continua trabalhando pela cidade na Alerj, mas não descarta a possibilidade de concorrer a Prefeitura no futuro.

O candidato José Nacif está confiante com a sua pré-candidatura e comenta: “Estou firme e forte. O que posso dizer é que estou trabalhando e muito animado com a possibilidade do meu nome vir a ser escolhido”. Jamilla Calil avaliou os fatos como fruto de uma maturidade política no exercício da democracia e confia na união do partido.


Leia mais na Friweb Notícias

Auxílio transporte universitário de Teresópolis deixou de beneficiar 154 alunos

Dos 419 estudantes inscritos, apenas 265 foram atendidos

Por Claudia Rezende

O auxílio transporte universitário foi criado pelo prefeito de Teresópolis, Roberto Petto, em 2005 a fim de ajudar os alunos que fazem faculdade ou curso profissionalizante fora do município. Os candidatos precisam se inscrever e apresentar os documentos exigidos para seleção.

Apenas 265 alunos dos 419 inscritos em 2008 receberam o benefício. Estes devem apresentar à Secretaria de Desenvolvimento Social, até o dia 10 de abril, o comprovante de titularidade em conta corrente no banco HSBC. A gratificação será depositada de abril a dezembro, até o quinto dia útil de cada mês.

O processo de seleção estipulado pela prefeitura causa discussão entre os estudantes. Em 2006, houve uma manifestação estudantil em frente a prefeitura que reivindicava uma seleção mais justa, porque alguns eram beneficiados e outros não. O universitário Nilson Filho foi beneficiado em 2006 e 2007, mas não em 2008. “Apresentei a mesma documentação dos anos anteriores e não consegui o auxílio esse ano, não entendo. Estou tentando recorrer, pago R$240,00 pelo transporte, sem o auxílio fica muito complicado. Há muitas falhas nesse sistema de seleção e por isso fui prejudicado”, disse o estudante.

O estudante de direito Bruno Molina, beneficiado pela prefeitura com o auxílio transporte, acredita que a falha está nas pessoas que apresentam documentos falsos, conseguem o auxílio e tiram oportunidade de outros que realmente precisam. “Ao meu ver, deveria ser feita uma inspeção na residência dos estudantes por parte do setor de Assistência Social da Prefeitura a fim de aferir a veracidade das informações apresentadas, pois sabemos que nos dias de hoje é fácil apresentar uma renda que não condiz com a realidade”, acrescenta o universitário.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Iracema Toledo Braga, é da Comissão do Programa de Auxílio Transporte responsável por avaliar e fiscalizar os processos e procedimentos administrativos para a gratificação do auxílio. Em entrevista, Iracema esclarece algumas dúvidas comuns dos estudantes.

Entrevista com a Secretária de Desenvolvimento Social de Teresópolis

Por Claudia Rezende

Iracema Toledo Braga é a principal responsável pela comissão julgadora do auxílio transporte universitário em Teresópolis. Ela avalia as documentações dos inscritos e os procedimentos administrativos para que o benefício seja depositado corretamente para os alunos.

Claudia: Qual o objetivo principal da Prefeitura ao destinar verba para o auxílio transporte universitário?

Iracema: É com o objetivo de estimular os estudantes universitários e aqueles que buscam qualificação em cursos técnicos fora da cidade que o governo do prefeito Roberto Petto vem investindo na concessão do auxílio-transporte. O custo-benefício pode ser avaliado com a formação e a capacitação destes jovens, que buscam o conhecimento para ingressar no competitivo mercado de trabalho. Estamos investindo na qualificação desses estudantes, logo, investimos na própria cidade, a longo prazo, pois teremos mais profissionais qualificados em Teresópolis.

Claudia: Quanto ao processo de seleção, muitos estudantes o contestam e acham injusto. Qual o seu ponto de vista?

Iracema: Nosso processo de seleção foi desenvolvido por toda a comissão e foi a forma mais próxima do justo que achamos. Estamos cientes que alguns podem forjar comprovantes de renda, mas não temos como contestar um documento que prova a renda familiar, infelizmente.

Claudia: Vimos que 154 alunos não receberam o benefício. O número alto de não-beneficiados foi devido ao limite da verba oferecida pela prefeitura?

Iracema: Não, absolutamente. Nós obedecemos a um limite de verba para o auxílio, mas muitos alunos ficaram de fora da gratificação por não terem se encaixado no padrão da seleção. Pontos são somados de acordo com os critérios, se o candidato somar igual ou abaixo de três pontos não tem direito ao benefício.

Claudia: Constatamos que alguns alunos beneficiados anteriormente não receberam o auxílio esse ano, com os mesmos documentos apresentados. Como esse fato se explica?

Iracema: Bem, o aluno nessa situação deve recorrer o processo na Secretaria de Desenvolvimento Social. Assim, os documentos serão analisados novamente e uma resposta definitiva será dada ao inscrito.

Sabedoria e Experiência na terceira Idade

Dolciléia Franco de oliveira morou 37 anos em São Gonçalo e voltou para sua cidade natal, Nova Friburgo. Trabalhou como auxiliar de enfermagem. Com filhos e netos criados, a aposentada concluiu o ensino médio e fez diversos cursos, com isso não vê a possibilidade de ficar parada.
Como ela, Marília de Azevedo Costa percebeu que precisava sair mais de casa para se enturmar com outras pessoas. É formada em professora, mas não pôde concluir o ensino superior, pois precisava cuidar dos filhos, e hoje em dia dá aulas de tricô na cidade e participa do coral de sua igreja.
De um outro lado, Dirce Montechiari é artista plástica da cidade e adora passear e dançar.
Uma outra dama que é a alegria do grupo é Nair Bispo Rocha, que busca sempre se reciclar e não quer ficar parada no tempo.
Eli Carrielo é viúva há três anos e não gosta de ficar sozinha.
Há quatro anos Lúcia Helena está viúva, mas não se snete sozinha, pois vem aprendendo a fazer trovas e passou em primeiro lugar no vestibular para letras.
Todas essas jovens estão na melhor fase de suas vidas, pois não precisam mais se preocupar na criação de seus filhos e nem nos seus afazeres domésticos. Hoje em dia, elas podem se preparar para uma vida plena e tranqüila, com muitos passeios e festas parar alegrar suas vidas.
O que todas essas mulheres da terceira idade buscam é a união de forças e conhecimentos que enriqueçam suas vidas. O que todas elas têm em comum é a participação nos projetos da Universidade da Terceira Idade.
A Universidade além de reciclar conhecimentos em sala de aula, recicla a casa dia a alegria da vida nessas jovens senhoras.


Por Marcela Monnerat

A epidemia da fome

Quem diria que em um país tão rico existem milhões de pessoas que morrem todos os dias de fome. Esta realidade dolorosa se silencia ao ser transposta em números, os quais não traduzem os dramas e vidas que com ela se deparam.

O povoado de Santa Úrsula, no sertão da Bahia, se tornou em uma cidade fantasma. Alguns ainda persistem por lá, como é o caso da Maria e de Cirene que ficaram para receber a pensão, que por sua vez, está atrasada.

É comum também a inversão do ciclo de vida, onde proeza é criança viva. Cemitério de anjos, como são chamados, existem do Norte de Minas ao Sertão do Nordeste. Este fato esclarece que a cada cinco minutos morre uma criança no Brasil, a maioria de doença de fome.

Entretanto, esta realidade não se restringe á regiões rurais, em metrópolis a fome também mata. Um dos atores deste cenário são os imigrantes que se lançam a um destino incerto e se deparam com uma outra realidade.

Comoção e constrangimento a uma simples pergunta: O que vai ter de almoço? Simplesmente não haverá.

Saiba mais sobre a fome acessando: www.ibge.gov.br; www.fomezero.gov.br; www.senado.gov.br/conleg/artigos/especiais/afomenobrasil.

Por Camila Athayde

Rogério Cabral e Cesar Iorio renunciam disputa a prefeito

Com a renuncia oficial do deputado estadual Rogério Cabral e do vice-prefeito César Iorio do PSB conta com apenas dois pré-candidatos para as eleições municipais.

O vice-prefeito alegou que pretende concluir o mandato vigente e se afastar da política, sendo este o motivo de sua renuncia.

Rogério Cabral, por sua vez, prefere dar continuidade ao trabalho que exerce na Alerj, o qual beneficia Nova Friburgo. Entretanto, não discorda a possibilidade de no futuro se candidatar a prefeito.

Desta forma, quem continua na disputa pela pré-candidatura do PSB é o secretário geral da Prefeitura José Carlos Nacif e a secretária municipal de saúde Jamila Calil.

Nacif acredita que para uma melhor escolha o partido deve realizar pesquisas, mas sem descartar os critérios internos.

Já a secretária de saúde crê que a escolha do sucessor socialista deve tender a ser uma pessoa aglutinada e afinada com o trabalho da prefeita Saudade Braga.

Por Camila Athayde

Jamila e Nacif são os pré-candidatos do PSB

O deputado Estadual Rogério Cabral e o vice-prefeito César Iorio renunciam á pré-candidatura para a próxima eleição municipal e disputam apenas dois candidatos ao cargo pelo PSB.

O vice-prefeito descarta qualquer possibilidade de continuar seu trabalho na Prefeitura, e afirma que pretende se afastar da política ao final de seu mandato vigente.

O deputado Rogério Cabral disse que pretende continuar na Alerj para beneficiar Nova Friburgo, mas não descarta a hipótese de se candidatar nas próximas eleições.

Os dois candidatos que agora disputam o cargo á pré-candidato pelo PSB são o secretário geral da Prefeitura Jose Carlos Nacif e a secretária municipal de saúde Jamila Calil.

Segundo Jose Carlos Nacif, uma melhor escolha do pré-candidato deve acontecer através de uma pesquisa que não descarte os critérios internos. A secretária de saúde acredita que o sucessor deva ser uma pessoa que possa dar continuidade ao trabalho da prefeita Saudade Braga.

Por Marcela Monnerat

segunda-feira, 7 de abril de 2008

A GEOGRAFIA DA FOME

Apesar das riquezas naturais do país, é grande o número de brasileiros que não têm o que comer

Por Luísa Toledo

No Brasil, a cada cinco minutos morre uma criança. A maioria de doenças da fome. Flávio Valente, médico, voluntário em campanhas contra desnutrição e obcecado pelos números, pesquisou dados oficiais. Existem, pelo menos, trinta e seis milhões de brasileiros que nunca sabem quando terão a próxima refeição.

O Brasil tem capacidade de produzir alimento bastante para o consumo interno e para a exportação. A combinação das redes pública e particulares de armazéns é capaz de atingir toda a população, em qualquer parte do país. Apesar disso, existe gente passando fome porque a renda familiar da grande maioria dos brasileiros não permite comprar a comida que o mercado oferece.

As raízes da fome estão, especialmente, na distribuição iníqua da renda e das riquezas, que se concentram nas mãos de poucos, deixando, na pobreza, enormes contingentes populacionais nas periferias urbanas e nas áreas rurais. Uma tragédia a conta gotas, dispersa, silenciosa, escondida nos rincões e nas periferias. Tão escondida que o Brasil que come não enxerga o Brasil que tem fome. E aí, a fome, vira só número, estatística. Como se o número não trouxesse junto com ele, dramas, histórias, nomes.

O Povoado de Santa Úrsula, no Sertão da Bahia virou cidade fantasma, assim como grande parte do semi-árido nordestino e mineiro. A migração para as grandes cidades tornou-se "solução" para o povo injustiçado. Enquanto as melhores terras destinam-se à monocultura de cultivos para a exportação, como café, cana, algodão, soja e laranja, cerca de 32 milhões de pessoas passam fome no país e outros 62 milhões alimentam-se de forma precária. Desses 32 milhões que passam fome, metade vive no meio rural.

Isso explica a migração para a cidade, que aumentou visivelmente nos últimos 30 anos. Hoje, mais de 77% da população brasileira vive nas cidades. Por isso a concentração de terras nas mãos de fazendeiros tem aumentado muito nos últimos anos.

A fome continua. Não como clichê, mas continua como presença cheia de sentido e absurdo na geografia nacional, cavando sulcos nas caras da gente injustiçada, abrindo vergonhosas crateras na vida social dos brasileiros. É preciso que a fome deixe de ser um fato isolado ou ocasional e passe a ser um dado generalizado e permanente. A produção de pobreza não pode aparecer como um fenômeno banal. A miséria de hoje é produzida politicamente pelas empresas e instituições globais.

Desde o início dessa reportagem, já se passaram cinco minutos e meio. Na contagem regressiva da fome, mais luto, mais uma perda. Nossa maior fortuna indo embora. Nosso óbvio tesouro esquecido em lugarejos e favelas.

ROGÉRIO CABRAL E CÉSAR IORIO DESISTEM DE CONCORRER À PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO

Por Síntia Barcelos

Dois dos pré-candidatos do PSB desistiram de concorrer à prefeitura de Nova Friburgo. O deputado estadual Rogério Cabral informou ter desistido da pré-candidatura através de um telefonema dado ao presidente do diretório municipal do partido, Glauber Braga. Dias depois o vice-prefeito César Iorio anunciou que estava fora da disputa.

A secretária municipal de saúde, Jamila Calil e o secretário geral da prefeitura, José Carlos Nacif continuam na disputa interna do partido. O PSB deve encomendar uma pesquisa de aceitação dos pré-candidatos à sucessão da prefeita Saudade Braga.

César Iorio pode deixar a política
O vice-prefeito César Iorio diz não ter intenção de concorrer à Câmara de Vereadores. Após desistir da campanha para a prefeitura de Nova Friburgo, Iorio admitiu a possibilidade de deixar a política no fim do atual mandato. “Não posso afirmar nada, pois a política é muito dinâmica, mas não sei se vou continuar”, declarou ele.
César Iorio não definiu se vai participar da campanha do candidato escolhido pelo partido. Para ele o mais importante agora é dar apoio total ao governo da prefeita Saudade Braga.

Rogério Cabral promete defender Nova Friburgo
O deputado estadual Rogério Cabral desistiu da pré-candidatura para continuar na Alerj. “Não vou ser candidato. Quero continuar aqui, na Alerj, trabalhando por Nova Friburgo.”
Rogério pretende ajudar o PSB a eleger o candidato escolhido para a prefeitura de Nova Friburgo. Mas afirma que só vai apoiá-lo se a candidatura for séria. E não descartou a possibilidade de futuramente concorrer ao cargo.

Jamila e Nacif em clima de paz
O secretário geral da prefeitur, José Carlos Nacif, diz que não haverá racha entre os pré-candidatos. Ele declarou que ajudará na campanha de Jamila, caso ela seja a escolhida. E tem certeza que ela o apoiará caso seja o indicado à prefeitura pelo PSB.

A secretária municipal de saúde, Jamila Calil, afirma que o trabalho na secretaria foi uma grande experiência. E acredita que o próximo candidato deve ter as características da atual prefeita. “Doutora Saudade tem um trabalho voltado para o social, reconhecido no município.”

Os dois pré-candidatos comentaram a desistência dos colegas de partido. Nacif conta que o deputado Rogério Cabral reconheceu a importância que tem para Nova Friburgo na Assembléia Legislativa. E Jamila afirmou que o partido sairá unido e pronto para as eleições. Segundo ela o fato é “fruto de uma maturidade política no exercício da democracia”.

VAI DEIXAR SAUDADES?

Síntia Barcelos
Maria da Saudade Medeiros Braga (PSB) é médica formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Saudade entrou para acarreira política há 20 anos. Já foi candidata a vereadora, em 1992 e a deputada estadual, em 1994.

Candidatou-se pela primeira vez à prefeitura de Nova Friburgo em 1996, mas só foi eleita no ano de 2001. Ela obteve quase 50 mil votos, um record nas eleições de Nova Friburgo.

Apesar do primeiro mandato ter sido marcado por turbulências e investigações de fraudes, Saudade foi reeleita em 2004. Segundo entrevista publicada no Blog do Olhar Público, a prefeita acredita que a grande realização de seu governo foi a construçõa de creches.

Saudade afirma não estar participando da escolha do candidato a prefeito para as próximas eleições. Segundo ela a escolha é dos membros, junto com o presidente do PSB, Glauber Braga.

Consequências da concretização do projeto da Casa das Américas em Nova Friburgo


Por Luísa Toledo

A sede da Casa das Américas no Brasil, que servirá como ponto referencial para a integração política e cultural da América Latina, vai ser fundada na cidade de Nova Friburgo, no interior do estado do RJ.

A cidade, que atualmente tem dificuldades em promover reformas significativas para o desenvolvimento e crescimento do setor turístico, contará no futuro com um empreendimento notável para a evolução do mesmo.

Com a concretização do projeto de sede elaborado pelo arquiteto mundialmente reconhecido, Oscar Niemeyer, Nova Friburgo contará com uma importante atração turística. A cidade se tornará mais conhecida e procurada, graças ao grande fluxo de turistas que, por causa das atividades previstas para a Casa das Américas, se tornarão visitantes assíduos do local.

“É um orgulho para Nova Friburgo possuir um prédio assinado por Oscar Niemeyer. O mais importante será a integração da América Latina, a promoção das diferentes culturas e tradições. A Casa das Américas proporcionará à população diversas atividades culturais e políticas”, enfatiza Paulo Costa, secretário de imprensa da prefeitura de Nova Friburgo.

“Em nome da prefeitura de Nova Friburgo, eu só tenho a agradecer esta força cultural e política. Abrigar uma obra de Oscar Niemeyer será de grande relevância para o desenvolvimento econômico da cidade. Niemeyer, não é apenas um excepcional arquiteto, mas também um notável pensador e ser humano. Ele é um modelo para todas as pessoas que alimentam um ideal de uma sociedade livre, com igualdade de oportunidades para todos. É um exemplo humano raríssimo de integridade, simplicidade e de fidelidade a um ideal”, diz Glauber Braga.

LEGENDA DA IMAGEM: TERRENO DO CENTRO CULTURAL CASA DAS AMÉRICAS

Casa das Américas no Brasil: um breve histórico


Por Luísa Toledo

Em 1996, Oscar Niemeyer e um grupo de intelectuais comunistas reuniram-se, com o intuito de discutir a possibilidade de construir, no Brasil, uma sede da Casa das Américas. Em virtude de divergências entre os presentes não foi possível na época chegar a um acordo acerca do projeto.

Entre os participantes estava o sub-diretor da Oficina de Estado de Cuba, Juán Valdez Pinto. Ao longo deste tempo, a possibilidade de concretizar a idéia foi trabalhada, tomando corpo a partir de 2000, na cidade de Nova Friburgo, interior do Estado do RJ.

Em 2004 foi fundado um núcleo da Casa das Américas na cidade, na tentativa de se conseguir uma representação no Estado do Rio de Janeiro que tivesse independência para simbolizar a unidade do povo da região.

O planejamento do programa para a efetivação do projeto foi possível a partir do evento de lançamento da Coordenadora Continental Bolivariana no Brasil, que ocorreu no IV Seminário do Jornal Inverta. Estavam presentes, representantes do Parlatino, da Comissão de Ecologia e Turismo do Parlatino de Cuba, da OSPAAAL, do jornal Granma e da Venezuela; o cônsul de São Paulo, o Embaixador da Bolívia , o representante da República Dominicana, entre outras representações da América Latina.

O editor do Jornal Inverta, Aluisio Bevilaqua afirma que a partir deste encontro a construção da Casa das Américas no Brasil se tornou realmente viável. “ Fizemos a apresentação formal do projeto e discutimos as possibilidades de obtenção dos recursos necessários para o fim. Foi quando nos foi confirmado que o governo da Venezuela arcaria com as despesas do empreendimento. A participação e apoio de Niemeyer também foi fundamental.”

LEGENDA DA IMAGEM: TERRENO DO CENTRO CULTURAL CASA DAS AMÉRICAS

Niemeyer fala sobre sua contribuição para o projeto da Casa das Américas:


Por Luísa Toledo

Na apresentação do projeto arquitetônico da sede da Casa das Américas no Brasil, feita pelo próprio Niemeyer, no dia 16 de janeiro deste ano, estiveram presentes os cônsules da Venezuela, Grisete Corvo, e da Bolívia, Shirley Orozco e Franz Mariscol Mendivi.

O secretário de imprensa da prefeitura de Nova Friburgo, Paulo Costa, o vereador Roberto Wermeliger e a presidente da Casa das Américas no Brasil, Margarida Meressi também compareceram ao evento.

“Minha tarefa foi modesta. Elaborei o programa do hotel, do setor cultural e esportivo. Essa foi a forma que encontrei para colaborar com essa grande iniciativa. A batalha principal é defender a América Latina do Império Norte Americano. Para isso estamos reunidos aqui. É necessário para tanto que nos mantenhamos juntos, unidos. O nosso presidente, assim como Fidel Castro e Hugo Chávez, nos apóia. Espero que assim como a vitoriosa Cuba, consigamos nos impôr culturalmente. Com vocês eu quero colaborar e, em nome desta luta de afirmação da América Latina, agradeço e confirmo que estarei sempre ao lado de vocês”, pronunciou Oscar Niemeyer durante o encontro.